22 de novembro de 2024
Cidade

Goiânia terá audiência pública para discutir Lei Orçamentária Anual de 2024 nesta segunda (25)

Evento será realizado às 9h, no auditório do Memorial Iris Rezende Machado (Casa de Vidro), com transmissão ao vivo
Proposta será encaminhada para a Câmara Municipal até o dia 30 de setembro. (Foto: reprodução)
Proposta será encaminhada para a Câmara Municipal até o dia 30 de setembro. (Foto: reprodução)

A Prefeitura de Goiânia realiza, nesta segunda-feira (25), uma audiência pública para discutir a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. O evento será realizado às às 9h no auditório do Memorial Iris Rezende Machado (Casa de Vidro), aberto para representantes dos poderes Executivo e Legislativo e sociedade civil e transmitido ao vivo pelas redes sociais da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin).

O secretário municipal de Finanças, Vinicius Henrique Alves, fará a apresentação da proposta contendo a previsão de gastos para realização de novos investimentos, manutenção das atividades do poder público municipal e o repasse do duodécimo para a manutenção da Câmara Municipal.

“A Secretaria Municipal de Finanças trabalhou de maneira técnica, prevendo quanto o governo deve arrecadar para o próximo ano para que os gastos programados em setores como saúde, educação e infraestrutura possam, de fato, serem executados. Como em anos anteriores, a Prefeitura de Goiânia deverá investir acima do exigido por lei nas áreas prioritárias”, destaca o secretário Vinicius Henrique Alves.

Com a proposta finalizada, a Prefeitura tem prazo até dia 30 de setembro para encaminhá-la à Câmara Municipal.

Lei Orçamentária Anual

Trata-se de um dispositivo legal, responsável por estimar as receitas e despesas fixas de um determinado período. A LOA, além de ser originária do Poder Executivo, necessita ser aprovada pelo Poder Legislativo. De acordo com o Art. 44, do IV capítulo da Lei Federal nº 10.257/2001, a LOA “incluirá a realização de debates, audiências e consultas públicas sobre as propostas do plano plurianual, da lei de diretrizes orçamentárias e do orçamento anual, como condição obrigatória para sua aprovação pela Câmara Municipal”.

O dispositivo contém a descrição de verbas de uma gestão, demonstrando toda a política econômico-financeira e aplicação de recursos municipais em serviços voltados para o próximo exercício. A aprovação quantifica também os bens e serviços a serem ofertados pelo município à sociedade, como retorno pelo pagamento dos tributos.


Leia mais sobre: Goiânia