17 de dezembro de 2024
Notícias do Estado

Goiânia tem mais um caso de falha na aplicação da vacina; veja

Êmbulo não foi pressionado. (Foto: Reprodução)
Êmbulo não foi pressionado. (Foto: Reprodução)

Goiânia registrou nesta quinta-feira (18) mais um caso de erro na aplicação da vacina contra a covid-19 em um idosos. Novamente o caso aconteceu no drive-thru da Área 1 da PUC Goiás, mesmo local onde a filha de uma idosa de 88 anos flagrou, em vídeo, a não vacinação da mãe.

Como no caso anterior, a enfermeira aplica a agulha no braço de um idoso, mas não pressiona o êmbulo para injetar o imunizante. Ela ainda diz: “Graças a Deus, a partir de hoje o senhor está mais protegido”.

O acompanhante do idoso percebe que a vacina não foi aplicada e chama atenção da mulher. “Senhora, a senhora não aplicou nada aí não. Para com isso. Ajuda nóis (sic)”.

Depois disso, a profissional se desculpa e troca a seringa. Posteriormente, o idoso foi vacinado.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia disse que está em vigor um protocolo de segurança na vacinação contra a Covid-19, no qual enfermeiros e técnicos de enfermagem trabalham em dupla, sendo que um deles mostra a seringa antes do preparo e também após a aplicação da dose para a pessoa que será vacinada e o acompanhante.

A SMS informou que também estimula a filmagem do momento da vacinação, para oferecer maior tranquilidade à população.

Conforme a pasta, a técnica de enfermagem que errou na tentativa de aplicar a dose é servidora da Associação dos Funcionários do Fisco do Estado de Goiás (Affego-Saúde), instituição parceira na Campanha de Vacinação Contra a Covid-19.

“A SMS e a AFFEGO estão investigando o episódio para tomar as medidas cabíveis”, diz a nota.

Veja o vídeo


Leia mais sobre: Notícias do Estado