22 de maio de 2024
Destaque 2

Vacinação em Goiânia: Profissional é afastada após “esquecer” de injetar vacina em idosa

Uma idosa de 88 anos de idade que foi se vacinar contra a Covid-19 na Área 1 da PUC por pouco não saiu de lá sem a imunização. É que a profissional que fez a aplicação ‘esqueceu’ de injetar o líquido. Não fosse a intervenção da filha que além de ter observado o lapso, gravou a cena e contestou a mulher que fazia a aplicação. O caso aconteceu na manhã desta quarta-feira (10/02). Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirmou que a profissional foi afastada.

Em vídeo encaminhado à TV Anhanguera, a filha da idosa fez o alerta: “Na hora que ela foi vacinar eu desci do carro e falei pra enfermeira que eu ia fotografar a vacinação da minha mãe para mostrar pros netos. Ela simplesmente enfiou a agulha na minha mãe e tirou e ficou com a seringa para cima, eu peguei e falei: “Foi muito rápido”, quando eu olho para cima, o líquido estava todinho na seringa”, pontuou. Apenas depois da intervenção da filha é que sua mãe foi vacinada. “Aí ela olhou e pediu desculpas e disse que tinha esquecido de injetar. E foi, e picou, vacinou minha mãe novamente e aí eu prestei atenção e ai na segunda vez, realmente ela vacinou”, concluiu.

Por meio de nota, a SMS pontuou que não houve prejuízos a senhora que “foi vacinada imediatamente” e um processo administrativo foi aberto para apurar as circunstâncias e “tomar as medidas cabíveis”.

Veja a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que já identificou a pessoa que não teria injetado a vacina em uma idosa de 88 anos e reitera que não houve prejuízo à senhora, que foi vacinada imediatamente. Um processo administrativo já foi aberto por parte da secretaria para apurar as circunstâncias do fato e tomar as medidas cabíveis. A profissional foi afastada e não participará mais da campanha de vacinação em Goiânia. A SMS não admite qualquer tipo de irregularidade e esclarece ainda que todo o processo de vacinação em Goiânia segue um rigoroso protocolo sanitário e de logística, que é cumprido à risca em todas as fases pelos profissionais envolvidos. A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia reforça que há vacinas suficientes para todos os idosos acamados com mais de 60 anos e para maiores de 85 anos, grupos que compõem a etapa de imunização iniciada nesta terça-feira (9/2). Nesta quarta-feira, (10/2), 4303 idosos foram efetivamente vacinados nos sete postos fixos e nos dois drives-thrus montados para atender a população de Goiânia. Destaca ainda que a vacinação é segura e que a imunização de idosos é fundamental na luta contra a pandemia do coronavírus.


Leia mais sobre: Destaque 2 / Goiânia