Após uma nuvem de poeira cobrir Goiânia no sábado (19/08), a capital recebeu uma chuva fria e fina em diversas regiões na tarde deste domingo (20/08). Registrada em bairros como Parque Anhanguera, Parque Atlântico, Jardim América e Setor Bueno, segundo relatos nas redes sociais. A precipitação também ocorreu em outras cidades da região metropolitana de Goiânia.
Leia tambem: Grande Goiânia amanhece coberta por nuvem de poeira; entenda a causa do fenômeno
No último sábado (19), uma nuvem de poeira foi formada pela combinação de ventos fortes, baixa umidade do ar e solo seco. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a umidade relativa do ar atingiu 9% nesse dia, o que é considerado estado de emergência1. A temperatura máxima registrada foi de 36 °C.
Leia também: Palácio do Planalto confirma encontro entre Lula e Biden para discutir Amazônia e clima
De acordo com dados do Cimehgo, houve chuvas consideradas fracas, conforme o índice pluviométrico, em Mineiros (22,8 mm/h), Jataí (13,8 mm/h), Rio Verde (3 a 12 mm/h) é Bom Jesus de Goiás (7,4 mm/h). Em outros municípios, como Caçu (1,8 mm/h) e Itumbiara (0 a 2,6 mm/h) também ocorreram precipitações.
O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) é um órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) do Governo de Goiás. Seu objetivo é produzir informações sobre a qualidade ambiental no estado de Goiás, abrangendo aspectos como o tempo, o clima, a qualidade do ar, a qualidade da água e os riscos de desastres naturais.
O Centro também oferece serviços de previsão do tempo, monitoramento hidrológico, monitoramento de queimadas, monitoramento de secas, entre outros. Ele conta com uma rede de estações meteorológicas e hidrológicas distribuídas pelo estado de Goiás, que coletam dados em tempo real sobre as condições atmosféricas e hídricas. Esses dados são processados e analisados pelo Cimehgo, que elabora boletins informativos, alertas e relatórios sobre a situação ambiental no estado. Além disso, o Cimehgo utiliza imagens de satélite, modelos numéricos e outras ferramentas para aprimorar as suas análises e previsões.