Goiânia recebeu nesta segunda-feira (25) 22 mil doses da vacina de Oxford contra a covid-19, produzida em parceria com o laboratório AstraZeneca. A aplicação do imunizante, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), começa já nesta terça-feira (26).
As doses são exclusivas a trabalhadores de saúde que atuam no combate ao coronavírus. Os primeiros imunizados serão aqueles que atuam em hospitais de campanha ou de referência. Posteriormente, a campanha segue com funcionários das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs); Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergências (Siate); Unidades Básicas de Saúde (UBSs); Consultórios/ Laboratórios.
“Recebemos um total de 22 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca e vamos iniciar a aplicação nos trabalhadores que atuam nas unidades de saúde que atendem pessoas com Covid-19, desde o porteiro, recepcionista, pessoal da limpeza até os médicos,” afirma o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso.
Dentro dos grupos prioritários estão os trabalhadores das 81 unidades da Atenção Primária de Goiânia. São aproximadamente 5 mil profissionais que atuam nas 59 Unidades de Saúde da Família (USF) e 22 Centros de Saúde da Família (CSF). Todos serão vacinados esta semana.
Prefeito acompanha vacinação
O prefeito Rogério Cruz e o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, estiveram na Residência Terapêutica I da Região Leste nesta segunda-feira para acompanhar mais uma fase da vacinação.
Segundo atualização da SMS, 6.241 pessoas já foram imunizadas com a CoronaVac em Goiânia. Dessas, 695 são idosos residentes em abrigos. “Sempre que possível, farei questão de presenciar cada etapa desse momento que é histórico para nós moradores de Goiânia”, disse Cruz. “Vamos seguir à risca o grupo prioritário determinado pelo Ministério da Saúde”, frisou.
Para Durval Pedroso, o Plano de Vacinação está sendo cumprido de forma bastante eficiente. “Estamos indo até onde as pessoas que precisam ser vacinadas estão, não causando nem um tipo de transtorno, fazendo tudo de maneira bastante segura”, avaliou o secretário. Segundo ele, o objetivo é avançar ainda mais o cronograma da pasta. “Queremos, ainda nesta semana, alcançar o máximo possível de pessoas deste primeiro grupo prioritário”, afirmou.
Leia mais sobre: Vacina Covid-19 / Vacinacao Covid 19 / Destaque 2 / Goiânia