A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), investiu em teste rápido de dengue IgG, IgM e antígeno NS1. Os testes detectam qualitativamente os anticorpos do vírus da dengue, com resultado em 15 minutos, sendo possível avaliar se a pessoa está infectada no momento ou se possui anticorpos contra a doença.
O teste é feito por coleta de sangue e, segundo o secretário titular da SMS, Wilson Pollara, a inciativa é um reforço para identificar precocemente o diagnóstico da dengue, bem como o manejo e tratamento correto dos pacientes. “Quanto mais cedo o diagnóstico for feito, mais chances o paciente tem de não desenvolver complicações”, afirma.
Além disso, o titular da SMS afirma que o teste é indicado para pessoas que apresentem ao menos três sintomas da dengue, apontando que o principal é a febre. Outros sintomas são dor no corpo e atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.
Foram adquiridos 12 mil testes que já estão nas unidades de urgência e emergência. As Unidades de Saúde da Família (USFs) e os Centros de Saúde (CSs), após capacitação profissional, utilizarão os testes a partir de segunda-feira (18). O teste rápido para dengue com antígeno NS1 já estavam sendo empenhados nas unidades de saúde, mas agora o exame será mais completo.
Leia mais sobre: Dengue / Secretaria Municipal de Saúde / Teste rápido / Cidades / Saúde