Publicidade
Goiânia
| Em 1 ano atrás

Goiânia é a capital no Brasil com maior valorização do metro quadrado

Compartilhar

Goiânia apareceu como a capital brasileira com o maior aumento do metro quadrado de imóveis no país, com 13%, impulsionado pelo crescimento em todos os padrões de empreendimentos. A pesquisa, feita pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), considerou os últimos 12 meses e trouxe tal resultado puxado, principalmente, pelos imóveis de luxo e super luxo que tem sido lançados recentemente.

Para se ter uma ideia, a capital depois de Goiânia com maior aumento foi Fortaleza, no Ceará, cujos preços subiram 9%,também devido aos segmentos de luxo e super luxo. Apesar disso, a capital de Goiás se mantém com a maior área privativa média, que é de 144 m², e o metro quadrado com média de R$ 6.718, um dos menores das capitais do Brasil, bem atrás de Florianópolis, Santa Catarina, o maior preço por metro quadrado entre as capitais: R$ 15.718.

Publicidade

Segundo dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a capital de Goiás é a segunda colocada no ranking dos municípios que registraram as maiores valorizações de imóveis em 2022.

Publicidade

Mesmo com o aumento do metro quadrado, com 1,4 milhão de habitantes, Goiânia tem sido protagonista no segmento, com um “boom” no mercado imobiliário. Além de o último senso do IBGE ter mostrado que a capital de Goiás foi uma das que teve maior aumento na população, o que beneficiou o setor de moradias, há também muitos ricos, milionários e bilionários no estado. Uma pesquisa recente da Forbes diz que há 8 bilionários só em Goiás.

Publicidade

Outro fator que colabora para a valorização do mercado imobiliário em Goiânia é que, fora da realidade de Brasília, está é a maior capital do Centro-Oeste, o no coração do agronegócio brasileiro. vale lembrar, inclusive, que o agro cresceu espantosos 21,6%, embora não tenha repetido o desempenho nos três meses seguintes, o que fez com que Goiânia atraísse grandes empresas e marcas, além de investidores dispostos a diversificar seu portfólio, e vivenciado uma expansão do chamado mercado de luxo.

Publicidade
Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.