22 de dezembro de 2024
Clima seco e poluição • atualizado em 25/08/2024 às 11:26

Goiânia amanhece envolta por nuvem de fumaça e fuligem, neste domingo (25)

O avanço de uma frente fria no estado ameniza as temperaturas, no entanto, a umidade relativa do ar permanece baixa, com queda no período da tarde acentuando condições climáticas
A densa camada de fumaça advinda de queimadas encobriu a cidade de Goiânia, neste domingo (25). Foto: Charlie Pereira/DG
A densa camada de fumaça advinda de queimadas encobriu a cidade de Goiânia, neste domingo (25). Foto: Charlie Pereira/DG

Neste domingo (25), os goianienses foram supreendidos por uma nuvem de fumaça e fuligem que envolveu toda a capital. Já durante a madrugada, ventos fortes com muita poeira e poluição atingiram a cidade de Goiânia, alterando a paisagem e o clima. Uma frente fria avança para o estado, amenizando as temperaturas elevadas causadas pela última onda de calor, no entanto, a umidade relativa permanece baixa, e, em queda durante o período da tarde, o que prejudica ainda mais a qualidade do ar.

A nuvem de fumaça também ocorreu em outras cidades, como Anápolis, Catalão e Caldas Novas, onde moradores registraram a densa camada de ar na atmosfera, proveniente de queimadas em regiões mais distantes. Nas imagens registradas é possível observar a neblina encobrindo prédios e diminuindo a visibilidade da cidade.

Fumaça e fuligem encobrem a cidade de Anápolis na manhã deste domingo (25). Créditos: Cássio Júnior Barbosa

O tempo seco, associado a incidência de queimadas, que causam fumaça e fuligem densas no ar, desidratam as vias aéreas, acentuando o risco de irritações, desconfortos respiratórios e infecções. A baixa qualidade do ar dificulta a respiração e ainda aumenta os sintomas de quem já possui problemas como asma, bronquite e outras doenças pulmonares.

Goiânia amanheceu envolta em nuvem de fumaça com nebulosidade e tempo muito seco. Créditos: Eliane Barros

De acordo com o boletim meteorológico do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), o ar frio de origem polar avança pelo Brasil provocando a redução nas temperaturas mínimas e máximas em Goiás. Neste domingo (25), a mínima esperada para Goiânia é 13ºC e máxima de 30ºC.

O destaque na redução de temperaturas é para região Centro-Sul do Estado, com mínima de 12ºC e máxima de 28ºC. O alerta principal é para a umidade relativa do ar, que estará em queda no período da tarde, podendo chegar a 12%. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade mínima considerada saudável é de 60% a 50%.

A Cimehgo alerta para risco acentuado de ocorrência de queimadas e orienta a população a evitar práticas de colocar fogo em lixos e em lotes baldios. Também é recomendado redobrar os cuidados com hidratação e evitar exposição solar em horários de maior incidência.


Leia mais sobre: / / / / / / Cidades