A Federação Goiana de Futebol (FGF) deu um importante passo em direção à sustentabilidade e à preservação ambiental nesta quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente. Diante da iniciativa, o Campeonato Goiano se torna o primeiro estadual com selo de carbono neutro, reforçando o compromisso do esporte com a causa ambiental.
Para marcar a data, a FGF, em parceria com a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente (DEMA), oficializou a adoção da nascente do Ribeirão Anicuns, localizada na região metropolitana de Goiânia. O local será foco de ações de reflorestamento, preservação e educação ambiental ao longo dos próximos meses.
Com a proposta de transformar o futebol em uma ferramenta de conscientização e responsabilidade ambiental, o presidente da Federação Goiana de Futebol (FGF), Ronei Freitas, destacou que a entidade já vem incorporando práticas sustentáveis desde a concepção do projeto Goianão 2025.
“A Federação sempre entendeu que o futebol tem que contribuir com algo mais. Desde a elaboração do projeto Goianão 2025, já trabalhamos com ações ligadas à sustentabilidade, como a compensação da emissão de carbono gerada pelo deslocamento das equipes e pela presença de torcedores nos estádios”.
A cerimônia simbólica contou com a presença do presidente da FGF, Ronei Freitas, do delegado titular da DEMA, Dr. Luziano de Carvalho, do diretor geral da FGF, Leonídio dos Anjos, e do diretor de esportes olímpicos do Goiás Esporte Clube, Ricardo Picinin, que representou o clube esmeraldino. Juntos, eles plantaram as primeiras mudas de árvores nativas às margens da nascente, dando início ao projeto de recuperação da área.
O delegado da Delegacia Estadual do Meio Ambiente (DEMA), Dr. Luziano de Carvalho, destacou a importância da iniciativa e comemorou os avanços conquistados ao longo de duas décadas de trabalho em prol da preservação ambiental.
“Hoje é um dos dias mais físicos da minha vida. Sabe por quê? Nós vamos mostrar o resultado desse trabalho de 20 anos, muitas nascentes recuperadas, mas como a gente sempre tem dito, o importante é estar recomeçando sempre. Eu fico feliz demais quando a Federação e os clubes goianos abraçam a causa: vamos recuperar as nascentes de Goiás, vamos recuperar nesse momento as nascentes onde tem time do Campeonato Goiano.”
Leia mais sobre: Campeonato Goiano / Esportes / Esportes

