Líder do Campeonato Brasileiro da Fórmula Truck, Felipe Giaffone (Volkswagen Constellation) sabe que será bem difícil chegar ao seu sonhado terceiro título nacional. O motivo é que a 20ª temporada da história da mais popular categoria do automobilismo brasileiro trouxe boas novidades que atingiram em cheio o objetivo de equilibrar mais ainda a já disputada competição. A mudança do sistema de pontuação, que passou a dividir as provas em duas fases, ambas dando 25 pontos ao ganhador, além de bônus pela pole e pelas melhores voltas nas duas partes, deixaram tudo em aberto. A sexta etapa da temporada, dia 9 de agosto no Autódromo de Santa Cruz do Sul, interior do Rio Grande do Sul, tem tudo para esquentar mais ainda a briga.
“No ano passado, com o regulamento que estava em vigor, quem vencesse três provas, fizesse um segundo lugar e tivesse uma quebra, como eu nesta temporada, estaria bem melhor e com boa vantagem. E eu estou somente 10 pontos na frente do Paulo Salustiano. Além da pontuação, a chegada do restritor de potência dificultou mais ainda e será assim até o final. Eu, o Salustiano, o Leandro Totti e o Djalma Fogaça estamos aí, sempre chegando lá na frente e isso é importante“, disse Giaffone.
Felipe tem 197 pontos contra 187 de Salustiano (Mercedes-Benz), 172 de Totti (Volkswagen Constellation), 161 de Fogaça (Ford) e 127 de Diogo Pachenki (Mercedes-Benz), só para pegar somente os cinco primeiros no campeonato, que ainda terá pela frente a disputa de 265 pontos nas cinco provas restantes até o final da temporada. Com isso, matematicamente, muitos outros pilotos mantêm chances de chegar ao título.
“Eu gosto de Santa Cruz, que tem uma pista boa, um autódromo bem feito, com uma boa relação custo/benefício. Para mim está entre os melhores do Brasil e tem um traçado bem bacana. Já ganhei lá, diferentemente do que acontecia quando cheguei a Goiânia, onde nunca tinha vencido com caminhão. Tinha azar, pois estive na frente umas duas ou três vezes e quebrei. Agora acabou e ganhei“, disse Giaffone numa referência à vitória na etapa anterior, na capital do Estado de Goiás.
Dono de quatro títulos de campeão da Fórmula Truck, além de quatro vezes vice, Felipe Giaffone mantém a estratégia de tentar chegar na frente do segundo colocado, Salustiano, e brigar bastante com seu companheiro de equipe Leandro Totti, que saiu de Goiânia na terceira colocação na classificação geral do campeonato e voltou a usar o restritor de potência de 78 milímetros, o que leva o caminhão a sofrer a menor perda entre os três primeiros.
“Na minha opinião o Totti é o favorito, pois não se sente quase nada com o restritor de terceiro lugar. Com isso, ele terá uma boa vantagem e será difícil segurá-lo. Eu e o Salustiano estaremos iguais e isso dá ideia de uma boa disputa entre os dois. A estratégia continua a ser a de levar o caminhão até o final, pois eu já defini o descarte obrigatório em Campo Grande“, finaliza Giaffone, numa referência à obrigatoriedade de descartar um dos resultados do ano.
Venda de ingressos está aberta
Os ingressos para acompanhar a sexta corrida da 20ª temporada da Fórmula Truck, marcada para dia 9 de agosto no Autódromo de Santa Cruz do Sul, em Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, podem ser adquiridos através do site www.lojaformulatruck.com.br/loja. As vendas pelo site se encerram na sexta-feira, dia 7 de agosto. Para acompanhar todos os treinos de sexta e sábado e a corrida das arquibancadas o preço é de R$ 35 com direito a um boné oficial da F-Truck, que deverá ser apresentado no domingo junto com o bilhete de entrada. Quem optar por comprar os tickets de arquibancadas nas bilheterias do autódromo entre os dias 7 e 8 de agosto (sexta e sábado) ainda ganha o boné, diferentemente dos que adquirirem somente no domingo (dia 9 de agosto), que não receberão.
Os ingressos de arquibancadas comprados pelo site devem ser retirados na bilheteria a partir das sexta-feira, dia 7 de agosto, mesma data para a retirada das credenciais (Paddock ou VIP), mas no contêiner de credenciamento.
O bilhete de Paddock, ao preço de R$ 160, dá direito de acompanhar treinos e corrida de um local reservado pela organização próximo à área dos boxes, mas sem alimentação. No entanto, no domingo antes da prova, esse bilhete dá acesso à visitação aos boxes, somente para maiores de 16 anos. Além de tudo isso, a cada três ingressos de Paddock adquiridos se recebe uma credencial de estacionamento gratuito na parte interna do autódromo.
A credencial VIP, cujo preço é de R$ 610, dá ao portador acesso ao Camarote VIP da Fórmula Truck, com serviço de buffet incluso somente no domingo (9/8), além de participar da visitação aos boxes. A cada três ingressos VIP adquiridos o comprador tem direito a uma credencial de estacionamento numa área especialmente reservada. As credenciais de Paddock e VIPs podem ser pagas com cartão de crédito ou dinheiro. Tanto em treinos quanto na corrida é obrigatório o uso das credenciais, que devem estar penduradas no pescoço.
Seja nos pontos de venda, situados nos postos Petrobras da região de Goiânia – os locais serão divulgados em alguns dias – ou nas bilheterias do autódromo, a única forma de pagamento é em dinheiro. Para ter direito à meia-entrada, que é vendida somente na bilheteria do autódromo, é preciso apresentar a Carteira de Identificação Estudantil, dentro do prazo de validade, junto com documento de identidade oficial. Terão direito à entrada gratuita na arquibancada, Portadores de Necessidades Especiais (PNE), menores de oito anos, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis, portando documentos, e idosos acima dos 60 anos, com Carteira de Identidade. A retirada dos ingressos tem de ser feita somente na bilheteria do autódromo.
É proibido entrar nas arquibancadas portando garrafas e copos de vidro.
Mais informações podem ser obtidas pelo email: ingressos@formulatruck.com.brTwitter: @Formula_Truck ou pelo telefone: (13) 3299-1144
CALENDÁRIO DE 20151º de março – Caruaru (PE)12 de abril – Campo Grande (MS)17 de maio – Londrina (PR)14 de junho – Velopark (RS)12 de julho – Goiânia (GO)9 de agosto – Santa Cruz do Sul (RS)13 de setembro – Curitiba (PR)4 de outubro – Guaporé (RS)8 de novembro – Cascavel (PR)6 de dezembro – São Paulo (SP)