Publicidade
Categorias: Leandro Mazzini
| Em 11 anos atrás

Galo em campo político

Compartilhar

 

Publicidade

Decidido a disputar a Presidência em qualquer cenário, Eduardo Campos ainda não tem palanque forte em Minas, segundo colégio eleitoral do país. Avalizou uma pesquisa, e o PSB de BH fará nova rodada dentro de 15 dias, com um nome mais popular que político. Vai incluir Alexandre Kalil, presidente do Atlético Mineiro, na sondagem estimulada, ao lado do prefeito Marcio de Lacerda e do presidente do diretório mineiro, Júlio Delgado. A ideia é do secretário de Assuntos Urbanos da prefeitura, Daniel Nepomuceno – vice-presidente do time campeão. Kalil pode concorrer ao Senado. 

Publicidade

Torcida & urna

Publicidade

 

Embalado com a popularidade após a conquista da Taça Libertadores, Kalil surgiu com 11% na última rodada na região metropolitana. Mas nega que disputará o governo.

Publicidade

Precedente

Kalil tem inspiração na concorrência. BH já tem um cartola senador: é Zezé Perrella (PDT), cartola do Cruzeiro, que de suplente de Itamar Franco herdou a vaga.

Saladão estrutural

Corre nos bastidores que Ministério dos Transportes, DNIT, ANTT, Anac e Antac vão integrar um superministério da Infraestrutura, a ser criado por Medida Provisória.

Sanção, pero no mucho

Alertada por advogados e juristas, a despeito da sanção do PLC 3/2013, a presidente Dilma determinou à Casa Civil que envie o quanto antes para o Congresso novo projeto de lei para detalhar o tratamento que deve ser dado a vítimas de violência sexual nos hospitais. Detectou a brecha no texto que poderá render imbróglio sobre aborto.

Gleisi quer saber

A coluna revelou dia 9 de Junho a polêmica que dividiu grupos feministas, pró-sanção, e a bancada cristã, que fez lobby por veto total, sobre o Inciso III, a ‘profilaxia da gravidez’. A ministra Gleisi Hoffmann já pediu levantamento da subchefia jurídica.

‘Deficiências’ 

‘O texto contém imprecisões técnicas que podem levar a interpretação equivocada e causar insegurança a respeito das medidas’, explicou a presidente, que pediu outro PL ‘Com o intuito de sanar deficiências e garantir que a nova lei atenda aos objetivos’.

Lá e cá

Deputado Dr. Rosinha propôs ‘moção de repúdio à agressão sofrida’ por Evo Morales, cujo avião foi revistado. Não citou incidente igual com o ministro brasileiro na Bolívia.

Sem teleprompter

Dias antes da visita do Papa, Dilma surpreendeu pela espontaneidade. Gravou no gabinete mensagem de 4 minutos para TV católica com discurso de improviso.

‘Choque’

Manobra populista do governo de Minas. Não se fala em corte estrutural, mas fusão de secretarias. Só muda nomenclatura, todos continuam onde estão. Não se diz demissão, mas ‘redução de cargos de confiança’. Na prática, só vão perder os adicionais.

Vai dar jogo

O presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, desceu em Brasília na Quinta. Ao lado do governador Agnelo Queiroz (botafoguense), visitou o presidente do Senado, Renan Calheiros. O Botafogo terá três jogos na Arena Mané Garrincha.

Segundo lar

Assumpção pediu a Agnelo que incentive a torcida no DF, para ‘colocar 50 mil pessoas’ no Garrinchão. Não se descarta que a arena se torne a segunda casa do time, já que o estádio Engenhão no Rio está interditado por problemas estruturais.

Casa das..

A deputada Flávia Morais (PDT-GO) propôs audiência pública para depoimentos de prostitutas e ex, sobre regulamentação da profissão. Convidou Gabriela Leite, da ONG Da Vida, da grife Daspu, e presidentes de associações de prostitutas do Pará e Minas.

Do céu

Em acordo com funcionários, a TAM implantou programas de licença não-remunerada e de plano de demissão voluntária. O número de demissões cairá de mil para 811.

‘Exemplo’

Sete meses após a posse, o prefeito de Paranapanema (SP), Márcio Faber (PV), renunciou porque ganha mais como médico. Mas esqueceu de devolver os salários..

Ponto Final

De fato, muitas prefeituras realmente estão numa UTI.
_________________________________________
Com Maurício Nogueira, Equipe DF e SP

 

Publicidade
Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: altairtavares@diariodegoias.com.br .