O gabinete do primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu enviou uma carta ao governador Ronaldo Caiado, reforçando o convite oficial do Governo de Israel e organizações da sociedade civil para sua visita ao país. O convite, segundo interlocutores, expressa grande honra e satisfação pela visita, agendada para a próxima semana. Além do governador de Goiás, Tarcísio de Freitas, de São Paulo, também irá.
Durante a estadia, está prevista uma série de atividades oficiais, incluindo uma reunião com o Primeiro Ministro e também com o presidente de Israel, Isaac Herzog. Caiado partirá neste sábado (16), retornando no dia 21 de março, com uma agenda repleta de reuniões de negócios que tem o objetivo de fortalecer os laços comerciais entre Israel e o Estado de Goiás.
Além disso, estão programadas visitas a empresas inovadoras para explorar oportunidades de colaboração em tecnologia, economia, segurança pública e recursos hídricos. Goiás tem mantido um diálogo contínuo com Israel nos últimos meses, visando fortalecer parcerias e implementar projetos que utilizem tecnologias israelenses, como o projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã.
A viagem marca o primeiro evento após a assinatura do termo de cooperação entre o Governo de Goiás e Israel, durante a inauguração do parque “Am Israel Chai”, que homenageou as vítimas de um atentado terrorista ocorrido no ano passado. A carta do governo israelense destaca a importância da visita do governador de Goiás para entender a situação atual em Israel.
O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, também expressou apoio à visita de Caiado, enfatizando o compromisso do Governo de Israel em receber e conduzir a agenda oficial do governador no país. Também está programada a viagem do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, a Israel.