A última pesquisa Serpes, divulgada pelo jornal O Popular na noite de sexta-feira mostra que faltando dois dias antes do segundo turno das eleições municipais de 2024, o candidato do União Brasil, Sandro Mabel, ampliou a frente sobre o adversário, o bolsonarista Fred Rodrigues (PL), abrindo 12,7 pontos percentuais. Na pesquisa estimulada Mabel chega no dia da votação, neste domingo (27), com 49,1% das intenções de voto, enquanto Fred apresenta 36,4%.
Se este resultado se confirmar, Mabel terá sido o primeiro candidato a prefeito de Goiânia que largou em desvantagem do primeiro turno e venceu no segundo.
A movimentação dos eleitores ocorreu na mesma semana em que denúncias agitaram a campanha dos dois lados. No caso de Mabel, atingiu seu principal cabo eleitoral, o governador Ronaldo Caiado (UB) que foi questionado judicialmente por conta de um programa social que entregou cestas básicas durante a campanha. No de Fred, por ter sido revelado que ele mentiu quando declarou que era formado em Direito tanto para a Justiça Eleitoral, quanto para a Assembleia Legislativa, onde assumiu cargo exclusivo a diplomados. Além disso, um dos seus maiores cabos eleitorais, o deputado federal Gustavo Gayer (PL), foi alvo de operação da Polícia Federal na sexta-feira (25) por suspeita de liderar um esquema de desvio de verba parlamentar.
A pesquisa mostra o crescimento do candidato que representa a base do governador em relação ao último levantamento, realizado no dia 18, após o primeiro turno das eleições, quando seu oponente, Fred, saiu na frente (31%), mas enfrentando a diluição de votos em cinco candidatos a prefeito. Agora, como era de se esperar, um dos dois candidatos atrai os votos depositados nos derrotados no primeiro turno, e em sua maioria este parece ser Mabel.
A pesquisa entrevistou 601 eleitores, dos quais 9,5% se disseram indecisos e 5% declararam intenção de anular o voto. O resultado representa 57,42% dos votos válidos para Mabel e 42,58% para Fred.
Na pesquisa espontânea o Serpes mostra que Mabel, com 46% da preferência, também abriu a frente sobre Fred, que era de 6,9 pontos do levantamento anterior, para 11,6 pontos na pesquisa atual. Fred alcançou 33,9% na espontânea. Por outro lado, nessa modalidade 15,8% disseram que ainda não tinham decidido ou não sabiam em qual dos dois votarão e 2% que vão anular.
Em termos de rejeição, a pesquisa aponta empate técnico encontre Fred e Mabel. Dos entrevistados, 24,1% não votariam em Fred de jeito nenhum e 22,5% em Mabel. Por outro lado, passado o primeiro turno, que oferecia um leque de candidaturas e restando apenas os dois, o índice de quem não rejeitaria nem Fred, nem Mabel cresceu substancialmente, chegando a 53,9%, contra 35,9% da pesquisa anterior.
O levantamento apontou também que quase a metade dos eleitores (49,4%) acreditam que Mabel vencerá a eleição enquanto Fred tem a confiança de vitória de 34,1%.
A pesquisa também apurou se o eleitor pretende mesmo comparecer às urnas no domingo e 86,9% responderam que com certeza vão. No primeiro turno, dia 6, foi registrada uma abstenção de 28,23% em Goiânia.
A pesquisa foi realizada dias 24 e 25 com 601 eleitores. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número GO03774/2024.