O Fortaleza venceu o Clássico-Rei diante do Ceará por 1 a 0 O resultado, enfim, tira o time da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Agora ocupa a 15ª colocação com 24 pontos O Ceará é o 14º com 25 pontos. O Fortaleza estava entre os quatro piores desde a segunda rodada da competição.
A vitória do Fortaleza mostra o equilíbrio do confronto neste 2022. Em cinco jogos foram duas vitórias de cada lado e apenas um empate. De quebra foi a terceira vitória consecutiva do Fortaleza.
Os dois rivais entraram em campo vivendo momentos distintos. O Ceará foi eliminado da Copa Sul-Americana nos pênaltis para o São Paulo. Por outro lado, o Fortaleza vinha de duas vitórias consecutivas, sobre Cuiabá e Internacional, respectivamente.
Quando a bola rolou o Ceará tomou a iniciativa com três minutos de jogo. Matheus Peixoto de cabeça exigiu do goleiro Fernando Miguel. A resposta do Fortaleza veio aos 16 minutos. Moisés recebeu dentro da área, do lado esquerdo e bateu cruzado para abrir o marcador, Fortaleza 1 a 0. Foi o 13º gol do atacante em 2022, tornando-se o principal artilheiro da equipe na temporada
Depois do gol o jogo ficou truncado e com algumas discussões entre os atletas dentro do campo. Na reta final do primeiro tempo a partida fluiu um pouco mais. Aos 42 minutos, Vina acertou a trave do goleiro Fernando Miguel.
No segundo tempo o Ceará voltou com uma formatação mais ofensiva O técnico Marquinhos Santos abriu mão do volante Richardson para entrada do atacante Erick. No entanto a tentativa foi em vão. O Ceará não conseguiu se encontrar.
Foi o Fortaleza quem ameaçou mais. Como aos 13 minutos com Britez de cabeça. Aos 30 minutos quase que o goleiro João Ricardo proporciona um lance bizarro. Ele foi tentar dominar a bola com os pés e por pouco De Pietri não rouba a bola. Por sorte ele se recuperou no lance.
Aos 37 minutos, um susto. O lateral-esquerdo Victor Luís dividiu de cabeça com o próprio companheiro Lucas Ribeiro e caiu desacordado. Ele teve que sair do estádio de ambulância e foi substituído por Bruno Pacheco. Os médicos do Ceará confirmaram que o lateral teve uma concussão, mas que deixou o campo consciente.
Depois do lance que gerou muita apreensão no estádio do Castelão a partida esfriou um pouco e o Fortaleza conseguiu segurar a vitória.
O Ceará volta a jogar no próximo fim de semana, domingo, contra o Red Bull Bragantino em Bragança Paulista. O Fortaleza tem a Copa do Brasil, na próxima quarta-feira, contra o Fluminense no Rio de Janeiro, precisando reverter a derrota por 1 a 0 em casa. Pelo Brasileirão, recebe o Corinthians no domingo, no Castelão.
FICHA TÉCNICA
CEARÁ 0 X 1 FORTALEZA
Ceará – João Ricardo; Nino Paraíba, Marcos Vítor (Lucas Ribeiro), Gabriel Lacerda e Víctor Luís (Bruno Pacheco); Richardson (Erick), Guilherme Castilho; Vina (Lima), Matheus Peixoto (Vasquez) e Mendoza; Técnico: Marquinhos Santos.
FORTALEZA – Fernando Miguel; Britez, Marcelo Benevenuto, Titi e Juninho Capixaba; José Welisson, Lucas Sasha e Ronald (Hércules); Moisés (De Pietri), Thiago Galhardo (Fabrício) e Róbson (Matheus Vargas). Técnico: Juan Vojvoda.
GOL – Moisés, aos 16 minutos do primeiro tempo.
ÁRBITRO – Jean Pierre Gonçalves Lima (RS).
CARTÕES AMARELOS – Nino Paraíba, Mendoza, Gabriel Lacerda (Ceará) Marcelo Benevenuto, Thiago Galhardo, José Welison (Fortaleza).
RENDA – R$ 535.204,00.
PÚBLICO – 33.355 total.
LOCAL – Arena Castelão, em Fortaleza (CE).
(Conteúdo Estadão)