O piloto inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, superou o rival da Ferrari, Sebastian Vettel, em uma complicada prova e venceu GP da Espanha, em Barcelona, neste domingo (14), acirrando a disputa da categoria. Daniel Ricciardo, da Red Bull, completou o pódio, na terceira colocação.
Com a vitória, a segunda na temporada, Lewis Hamilton alcança os 98 pontos no Mundial de pilotos e diminui a folga de Vettel na liderança. O alemão da Ferrari agora aparece com 104 pontos.
O piloto brasileiro Felipe Massa teve um pneu de sua Williams furado logo na largada, após toque na McLaren de Fernando Alonso, perdeu posições e precisou ir aos boxes para a troca. Massa voltou à disputa em 18º lugar e teve de fazer uma corrida de recuperação, muito tempo atrás dos primeiros colocados.
Na pista, conseguiu superar alguns adversários, mas voltou a ter problemas. O brasileiro foi tocado pela McLaren de Stoffel Vandoorne em uma disputa de posição, reclamou do belga e precisou retornar aos boxes. No fim, acabou na 13ª colocação, uma posição atrás de Fernando Alonso.
A disputa da F-1 será retomada daqui a dois finais de semana, em 28 de maio, com a sexta etapa da temporada, programada para o circuito de Monte Carlo, no GP de Mônaco.
CORRIDA DE HAMILTON
Vettel ultrapassou Hamilton e tomou a ponta logo de cara, numa largada confusa para quem vinha imediatamente atrás. Kimi Raikkonen (Ferrari, roda dianteira esquerda) e Max Verstappen (Red Bull, suspensão) acabaram colidindo na saída da reta e abandonaram a prova ainda na primeira volta.
Em seguida, Vettel conseguiu abrir alguma diferença na pista para Hamilton. No entanto, no retorno de sua segunda parada nos boxes, na volta 38, o alemão reapareceu na pista e teve que brigar roda a roda para evitar que o inglês recuperasse a primeira colocação.
A partir daí a Mercedes de Hamilton começou a render mais, e o inglês conseguiu a ultrapassagem logo na primeira tentativa, colocando por fora na reta, na volta 44. Em seguida, com supremacia técnica, administrou a vantagem.
Leia mais sobre: Esportes