11 de agosto de 2024
Goiânia • atualizado em 13/02/2020 às 00:11

Fontes luminosas da Praça Cívica serão entregues nesta quarta, 31

Duas novas fontes luminosas entregues. (Foto: Edilson Pelikano)
Duas novas fontes luminosas entregues. (Foto: Edilson Pelikano)

O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), entregará nesta quarta-feira (31) as fontes luminosas da Praça Cívica, no Centro. O evento está previsto para às 19h e contará com a presença do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB).

As fontes fazem parte das obras de requalificação da Praça e serão um atrativo a mais aos frequentadores. As duas fontes luminosas medem 20 metros por 13 metros. Serão utilizadas lâmpadas de led com cores que variam de acordo com a programação eletrônica.

Cada fonte terá 96 jatos de água que funcionarão de forma alternada por meio de um sistema chamado de “fonte seca”, que não acumula água na bacia. As fontes ficarão ligadas das 10h às 14h e das 18h às 22h, mas o horário poderá ser alterado de acordo com a necessidade.

Programação

Junto com a entrega das fontes, foram programadas atrações culturais pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult). Obras do acervo do Museu de Arte de Goiânia (MAG) e de artistas plásticos da Associação Goiana de Artes Visuais e fotografias de operários que trabalharam nas obras de revitalização da Praça Cívica serão expostas.

A partir das 18h, o público poderá acompanhar apresentações de música, dança e circo, com o Quarteto do Cerrado da Orquestra Sinfônica de Goiânia, o Circo Lahetô e o grupo Hip Hop.

Requalificação

Ao todo, foram investidos R$ 12,5 milhões para a requalificação da Praça Cívica. Os recursos são oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas, do governo federal. O projeto foi fornecido pelo governo estadual.

Entre as alterações, foi trocado o asfalto por calçamento feito de pedra portuguesa na parte interna e nas calçadas em volta da Praça e implantação de rota acessível com piso de concreto para pessoas com mobilidade reduzida e piso tátil para deficientes visuais.

O estacionamento, que existia antigamente, passou a ser proibido e foi colocado piso drenante para absorção da água da chuva e retorno ao lençol freático em volta do monumento das Três Raças. Também foi construído um teatro de arena com arquibancada no centro da Praça e instalação de ciclofaixa ligando a rota da Avenida Universitária à T-7.

Leia mais:


Leia mais sobre: Goiânia

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários