22 de dezembro de 2024
Avaliação • atualizado em 07/07/2022 às 18:36

Flexibilizações em Aparecida só foram possíveis graças às vacinas, avalia superintendente de Atenção a Saúde

Gustavo Assunção classifica a situação 'confortável' hoje, no município, comparando ao cenário de dois anos atrás
(Foto: Enio Medeiros)
(Foto: Enio Medeiros)

O município de Aparecida de Goiânia vem adotando cada vez mais novas flexibilizações, como a não obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes fechados, como escolas (caso o município alcance o objetivo de vacinar 70% das crianças), a suspensão do isolamento social intermitente por escalonamento regional entre outras medidas. Na avaliação do Superintendente de Atenção a Saúde, Gustavo Assunção, essas flexibilizações só foram possíveis graças as vacinas contra a Covid-19. ”São frutos que nós estamos colhendo da nossa estratégia aqui no município”, pontua.

Ao Diário de Goiás, o superintendente disse que o município vem trabalhando para alcançar o mais rápido possível essa meta de 70% da vacinação infantil para que o município possa avançar mais ainda as flexibilizações.

Procurando acelerar a vacinação, a Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS), já vem criando ações e estratégias para atingir o maior público possível, seja ele infantil ou adulto. Hoje Aparecida já conta com a vacinação nas escolas, além disso, o município possui ao todo, 39 locais de vacinação disponíveis durante toda semana para vacinar a população em geral.

Cenário epidemiológico em Aparecida

Gustavo Assunção classifica a situação ‘confortável’ hoje, no município, comparando ao cenário de dois anos atrás. Ele explica que mais de 90% da população acima de 12 anos já estão vacinadas, 50% das crianças, mas o foco é chegar no mínimo 70%, e 30% de ocupação em leitos de UTI, dos 70 operacionais. ”Então a situação está tranquila”, avalia.

O superintendente lembra que hoje em Aparecida todas as estratégias para testagens continuam sendo feitas, sendo 36 postos disponíveis para a população realizar o teste de Covid-19. ”Esse é o grande pilar de todo nosso enfrentamento à Covid-‘9”, afirma.

Assista na íntegra a entrevista completa com o Superintendente de Atenção e Saúde de Aparecida:


Leia mais sobre: / / / / Aparecida de Goiânia