A fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) flagrou mais uma área de desmatamento ilegal no Estado. O monitoramento de imagens de satélite em tempo real constatou supressão irregular de 7,4 hectares em área fora de reserva legal e de área de preservação permanente no município de Sanclerlândia.
Após a identificação do desmatamento, uma equipe se deslocou à região onde fica o imóvel, nesta segunda-feira (2), executando o flagrante. Com ajuda de um drone localizou-se o maquinário utilizado na infração.
Na abordagem, o proprietário da área rural apresentou documento emitido por um consórcio intermunicipal, que não tem competência para licenciar supressão de vegetação nativa. A supressão de uma fração de hectare em reserva legal e outros 7,4 hectares em área fora da reserva legal e de área de preservação permanente (APP) resultaram em autuação no valor de R$ 13 mil.
Além da multa, a área foi embargada. O maquinário foi apreendido e o autuado ficou como fiel depositário, proibido de usá-lo.
Na semana passada, a Semad também flagrou um desmatamento ilegal de 19,1 hectares foi flagrado em Monte Alegre, região nordeste de Goiás. Na ocasião em que os fiscais chegaram no local o desmatamento já havia cessado. Entretanto, foram encontrados, na fazendo ao lado, maquinários possivelmente utilizados para o mesmo fim. A ação resultou em autuação no valor de R$ 20 mil ao proprietário.