Uma das principais premiações do cinema americano, o National Board of Review anunciou seus escolhidos e deu a largada aos favoritos do ano, que devem aparecer na lista do próximo Oscar.
E quem saiu na frente foi o mais recente filme de Steven Spielberg, “The Post – A Guerra Secreta”, que trata da publicação dos Papéis do Pentágono pelo jornal “The Washington Post”. Protagonistas do filme, Tom Hanks e Meryl Streep ficaram com os prêmios de interpretação. O longa deve estrear no Brasil no dia 25 de janeiro de 2018.
No entanto, Spielberg perdeu o prêmio de direção para Greta Gerwig (atriz de “Frances Ha”), que venceu por “Lady Bird – É Hora de Voar”. Os coadjuvantes escolhidos foram Willem Dafoe (“Projeto Flórida”) e Laurie Metcalf (“Lady Bird”).
Em 2016, o NBR premiou “Manchester à Beira Mar” como melhor filme e escolheu seu protagonista Casey Affleck, como melhor ator, além de Amy Adams como atriz, por “A Chegada” -no Oscar, “Moonlight” ficou com a estatueta principal e Amy não foi indicada, mas Affleck ficou com o prêmio de atuação.
Confira abaixo a lista dos vencedores do National Board of Review:
Melhor filme – “The Post – A Guerra Secreta”
Ator: Tom Hanks (“The Post”)
Atriz: Meryl Streep (“The Post”)
Diretor: Greta Gerwig (“Lady Bird”)
Ator coadjuvante: Willem Dafoe (“Projeto Flórida”)
Atriz coadjuvante: Laurie Metcalf (“Lady Bird”)
Roteiro original: “Trama Fantasma”
Roteiro adaptado: “Artista do Desastre”
Animação: “Viva – A Vida É uma Festa”
Revelação: Timothée Chalamet (“Me Chame Pelo Seu Nome”)
Diretor estreante: Jordan Peele (“Corra!”)
Filme estrangeiro: “Foxtrot”
Documentário: “Jane”
Elenco: “Corra!”
Spotlight: Patty Jenkins e Gal Gadot (“Mulher-Maravilha”)