A solenidade de posse do novo procurador de Justiça, Fernando Krebs, promovido ao cargo em junho deste ano, foi realizada no auditório da sede do Ministério Público de Goiás (MPGO) nesta segunda-feira (31). Após uma carreira de 31 anos na instituição, Krebs será titular da 20ª Procuradoria. Na ocasião, o promotor agradeceu pela jornada construída no MP de Goiás.

“Gratidão é a palavra que resume o meu sentimento hoje. Gratidão por tudo, gratidão por todos. Gratidão pela oportunidade que o Ministério Público de Goiás me deu de trabalhar por ele, de aprender com ele. Gratidão aos goianos que me acolheram, de forma hospitaleira. Gratidão aos meus colegas, promotores e procuradores de Justiça, com os quais eu venho ombrear, venho somar”, sublinhou.

Publicidade

Em sua fala de boas-vindas ao novo integrante do Colégio de Procuradores, o procurador-geral de Justiça Cyro Terra Peres enfatizou algumas das virtudes que enxerga em Fernando Krebs: coragem, bom ânimo, a capacidade de encarar desafios, e de se destacar no que faz.

Publicidade

“Vossa Excelência a demonstrou (coragem) em todos os quadrantes de sua vida. Demonstrou quando a realidade lhe sorriu e demonstrou quando a realidade lhe bateu a porta. Numa época de tanto relativismo, Vossa Excelência é mais uma demonstração de que o Ministério Público não pode nunca trocar o que é certo pelo que é fácil”, disse à Fernando Krebs.

Publicidade

No discurso, Cyro Terra Peres também pontuou o momento propício em que o novo procurador chega ao colegiado. Na sua avaliação, Fernando Krebs assume o cargo num tempo favorável, em que a atuação em segundo grau do Ministério Público ganha importância e relevo, diante do crescimento do número de causas que alcançam o Tribunal de Justiça.

“Daí, a importância imprescindível do papel dos procuradores de Justiça para sustentarem junto àquela corte a visão do Ministério Público a respeito das causas e para trazer segurança jurídica, bem como apoiar a atuação dos promotores de Justiça”, sustentou. Para qualificar essa atuação, ponderou, é necessária a experiência de quem chega, com uma carreira construída como a do empossado.

Publicidade

Ato foi formalizado com leitura e assinatura do termo de posse

O ato solene de posse foi formalizado logo no início da cerimônia e antes dos discursos, após a leitura do termo oficial pelo secretário do Colégio de Procuradores de Justiça, Vinícius Jacarandá Maciel. Na sequência, ele foi assinado pelo procurador-geral de Justiça, que preside o colegiado, e pelo empossado, que também foi condecorado com a Medalha do Mérito do MP. 

Escolhida para fazer a saudação de acolhida ao novo integrante do colegiado, a procuradora de Justiça Yara Alves Ferreira e Silva enfatizou a trajetória de destaque que Fernando Krebs construiu no MPGO. Com sua atuação, pontuou Yara Alves, o novo procurador “deixou a indelével marca do seu compromisso, entusiasmo, inteligência, e, por onde passou, foi um verdadeiro agente de transformação social”. Após o discurso, a procuradora foi homenageada com um buquê de flores oferecido pelo empossado.

Presidente da Associação Goiana do Ministério Público (AGMP), Benedito Torres Neto observou que Fernando Krebs está assumindo um lugar num órgão central do Ministério Público, o Colégio de Procuradores de Justiça, que é o responsável pela política institucional. Neste sentido, lembrou as importantes atribuições do cargo de procurador, salientando a necessidade de, nesta tarefa, se estar atento à missão de promover a justiça, dando a “cada um o que é seu”.  Sobre essa missão do MP, reforçou que ela envolve ainda defender a sociedade e defender a democracia.

Publicidade