O Sistema Fecomércio Sesc-Senac em Goiás lançou nesta terça-feira (25) uma plataforma virtual para auxiliar empresários durante a retomada econômica. A ferramenta é intitulada Plano de Retomada de Sucesso – Superando Desafios.
A plataforma reúne várias ações que propõem municiar o empresário de informações para sobreviver ao período de epidemia. A ideia, segundo o presidente da Fecomércio-GO, Marcelo Baiocchi, é funcionar como uma consultoria digital.
A ferramenta é gratuita e pode ser acessada por qualquer empresário ou empresa somente com um cadastro simples. A partir daí, ele responde um questionário que engloba 13 capítulos de gestão. A partir das respostas, a plataforma gera três planos de ação, sendo um de aplicação imediata, outro de implementação até o fim do ano e o terceiro para o próximo ano.
“Ela interage com o empresário no segmento que envolve toda sua área empresarial. As respostas que você dá dentro da plataforma geram um relatório que mostra onde você precisa investir mais tempo com os recursos que tem”, diz Baiocchi. “É como se fosse uma vacina para que o empresário enfrente esse momento de pouco recurso e poucos clientes”, conclui,
O Plano de Retomada de Sucesso vai orientar as empresas sobre os cursos de capacitação e qualificação profissionais necessários para a reabertura segura dos negócios, nas áreas de empreendedorismo, vendas, marketing, finanças e gestão de pessoas
As empresas que fizerem seu Plano de Ação Personalizado de Negócios receberão um e-book com instruções de mercado formuladas a partir dos desafios impostos pela pandemia e pelo período pós-Covid-19. Além disso, a partir das respostas, a ferramenta entrega ao empresário dois e-books, um com 156 dicas práticas e outro que apresenta 60 soluções para os negócios.
Diretor regional do Sesc-Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim afirma que o Plano de Retoma de Sucesso foi planejado especificamente para a demanda do setor de comércio de bens, serviços e turismo do estado. “O Sesc-Senac busca inovar e trazer produtos que de fato impactem positivamente a vida das pessoas e dos empresários”, afirma. “O Plano de Retomada será fundamental para os empresários, que estão enfrentando dificuldades nesse processo de reabertura. O Sesc-Senac vem para atender não apenas os empresários e trabalhadores do comércio, para todo o setor produtivo de Goiás”, diz o diretor regional.
Lives
Dentro do plano também serão oferecidas lives com profissionais de empreendedorismo. Os primeiros já confirmados são Max Gehringer, na quinta-feira (27), às 19h, e Marcus Marques, no dia 3 de setembro, também às 19h. “Queremos trazer um palestrante de cada assunto que está dentro do questionário”, revelou Baiocchi.
O presidente da Fecomércio-GO reforçou que as informações fornecidas pela ferramenta podem dar sobrevida aos negócios, principalmente àqueles que mais sofrem atualmente, como na área de eventos.
“Nossa intenção é ajudar o empresário que hoje está com pouco recurso e não pode contratar uma consultoria. A maior preocupação é com a sustentabilidade. Temos muitos comércios e serviços de turismo que não retornaram. Agora queremos ajudar quem voltou a se manter”, pontua.
A Fecomércio-GO ressaltou ainda que o setor espera uma normalização das vendas apenas no período natalino. “Muitos bares e restaurantes não conseguiram reabrir e estão com dificuldade de se restabelecer, até porque as pessoas ainda têm o receio de ir às ruas. Se pegarmos o comércio de shopping, todos estão com vendas aquém do que tinha anteriormente”, destaca.
Leia mais sobre: Fecomércio-GO / retomada econômica / Destaque 3 / Economia