24 de dezembro de 2024
Comenda

Alego homenageia Fátima Gavioli por promover a “revolução na educação goiana”

Secretária de Estado da Educação recebeu a Comenda Berenice Teixaira Artiaga no dia de seu aniversário
Além de chefe da pasta da Educação em Goiás, Fátima Gavioli acumula um grande currículo como professora. (Foto: Divulgação/Alego)
Além de chefe da pasta da Educação em Goiás, Fátima Gavioli acumula um grande currículo como professora. (Foto: Divulgação/Alego)

A secretária de Estado da Educação, professora Fátima Gavioli, comemora seus 56 anos de idade nesta segunda-feira (5), mas teve um motivo a mais para comemorar. Ela recebeu uma homenagem da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), ao ser agrciada com a comenda Berenice Teixeira Artiaga, uma das mais altas honrarias concedidas pelo poder Legislativo estadual.

A condecoração foi entregue pelo deputado estadual Virmondes Cruvinel durante as comemorações do aniversário da secretária na sede da Seduc, em Goiânia. O parlamentar explicou que a Comenda é um marco na história goiana. “Além de preservar a memória de lutas e conquistas de Berenice Teixeira, primeira mulher eleita deputada estadual por Goiás, essa honraria destaca a atuação das mulheres que continuam fazendo a diferença na sociedade, em várias áreas de atuação”.

O deputado estadual frisou ainda que a secretária Fátima Gavioli tem promovido uma verdadeira revolução na educação goiana e, por isso, a Comenda é o reconhecimento da Assembleia Legislativa a esse trabalho marcado pelo compromisso com a gestão e pela eficiência nos resultados.

Ao lembrar a trajetória política de Berenice Artiaga, Fátima Gavioli disse se sentir muito honrada com a condecoração. “Ela foi uma mulher desbravadora e corajosa, que abriu caminhos para que outras figuras femininas também pudessem conquistar espaço no meio político”, frisou.

A Comenda Berenice Teixeira Artiaga foi criada para reconhecer a atuação de mulheres que se destacam por ocupar espaços de poder e decisão em Goiás. Berenice nasceu em janeiro de 1916 em Santa Cruz de Goiás e faleceu em maio de 2012. Foi professora e servidora pública. Na política, ela foi eleita deputada estadual em 1950, exercendo o cargo no período de 1951-1955 e de 1955 a 1959, quando foi reeleita.


Leia mais sobre: Notícias do Estado