Parceria firmada entre o Centro de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq), em Aparecida de Goiânia, e a Secretaria de Assistência Social de Goiânia (Semas) visa atender as famílias dos pacientes que precisam de assistência social.
De acordo com levantamento feito pelo Credeq, foi observado que as famílias dos pacientes internos da instituição estão em situação de vulnerabilidade econômica e social. Com isso, não é muito eficaz fazer o tratamento do dependente químico e não assistir a família.
Então, foi realizada uma parceria para que a Semas faça o monitoramento dessas famílias que tiveram um ente querido encaminhado para tratamento no Credeq. Assim que o paciente sair da unidade, após no máximo 90 dias de internação, ele também será monitorado pelo município e receberá assistência.
A perspectiva é de que a Semas consiga atender as famílias e o paciente com cursos de profissionalização, inclusão em programas sociais, entre outros, para que haja uma reinserção social de toda a família.
Goiânia é o segundo município a firmar essa parceria. O primeiro foi Aparecida de Goiânia. A meta do Centro é promover esse acordo com outros 14 municípios: Abadia, Aragarças, Caldas Novas, Goianésia, Goianira, Inhumas, Itaberaí, Itauçu, Mineiros, Morrinhos, Rubiataba, Senador Canedo, Uruaçu e Uruana.
Leia mais:
- Arquivado inquérito que apurava repasse para OS que administra Credeq
- Marconi viabiliza ampliação de vagas para tratamento de dependentes químicos
- Inaugurado, o CREDEQ inicia atendimento imediato a dependentes químicos
Leia mais sobre: Cidades