O goiano Alexandre Baldy, conhecido por sua carreira na política, é o novo presidente do conselho da montadora chinesa BYD no Brasil, empresa que entra na corrida em busca de um lugar no pódio global dos carros elétricos, afirmando que venderá veículos a R$ 100 mil a partir de 2024. Apesar de ainda parecer um valor alto, é menor do que a concorrência até então. Por exemplo, carros da Tesla, montadora de Eslon Musk e que tem, como mais barato no Brasil, o Model Y, custa a partir de 400 mil reais.
Portanto, a nível Brasil, a BYD pretende arriscar, e inclusive escolheu o país como peça-chave de sua expansão. Em entrevista recente à Folha de S.Paulo, Baldy é posto como protagonista para fazer esse plano funcionar e diz que maioria dos fabricados serão só para o Brasil, sendo que também partirá daqui a produção e distribuição para toda América Latina.
Ainda sobre a fábrica, a inauguração está prevista para o próximo outubro e que, a partir de de 2024, colocar o Seagull no mercado, o veículo que vai custar na faixa dos R$ 100 mil. O modelo, aliás, já é considerado sucesso de vendas já que, em julho, 21% dos veículos já vendidos pela BYD foram ele: 28 mil dos mais de 130 mil vendidos no mês.
Vale lembrar que a BYD também ficou entre as dez maiores empresas de automóveis do mundo em vendas apenas vendendo carros elétricos, ultrapassando Mercedes-Benz e BMW, num sinal de como os veículos elétricos estão remodelando a indústria automotiva. Junto a isso, as vendas globais de veículos novos da BYD cresceram 96% no ano, para 1,25 milhão de automóveis no primeiro semestre de 2023, quando a fabricante alcançou o 10º lugar da lista.