Em uma ação conjunta entre a Comurg, a UFG e a Câmara Municipal de Goiânia, o Rio Meia Ponte recebeu uma limpeza intensiva que retirou mais de 60 toneladas de lixo do seu leito. A princípio, o projeto Expedição Meia Ponte (EMP) busca monitorar a qualidade do rio responsável pelo abastecimento de água da região metropolitana de Goiânia.
A força-tarefa durou quatro dias, nesse ínterim, contou com a participação de 30 colaboradores da Comurg, representantes da Câmara Municipal e pesquisadores da UFG, que desceram o rio de canoa para identificar pontos de poluição.
Leia também: Vereadora Kátia realiza segunda etapa da Expedição Rio Meia Ponte
“Os pesquisadores da UFG desceram o rio de canoa identificando pontos de assoreamento e coletando amostras de água e solo para análise laboratorial. Nossos 30 colaboradores vieram na sequência, recolhendo garrafas pet, embalagens e sacolas plásticas, pneus, móveis e todo tipo de entulho”, detalha o presidente da Comurg, Alisson Borges.
Leia também: Expedição no Rio Meia Ponte conta com ação de educação ambiental
Afinal, foram recolhidas garrafas pet, sacolas plásticas, pneus, móveis e outros tipos de entulho, que somaram 67 toneladas e 437 pneus.
O prefeito Rogério Cruz ressaltou a importância da preservação do rio para a saúde da população e além disso pediu a colaboração de todos. “O Meia Ponte é um patrimônio nosso e não podemos deixar que ele se degrade. Temos que cuidar dele juntos: governos e moradores”, afirmou.
Leia mais sobre: Comurg / Expedição Rio Meia Ponte / Meio Ambiente / Goiânia