Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 9 anos atrás

Excedentes da PM tomam posse e iniciam curso de formação

Compartilhar

642 Candidatos aprovados no último concurso público realizado em 2012 para ingresso na Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO) tomaram posse dos cargos. Eles agora iniciam os cursos de formação da corporação.

Apresentaram documentos até o momento 585 soldados, sete músicos, 40 cadetes, 10 oficiais para o quadro da saúde. 100 pessoas que foram aprovadas não se manifestaram. A Secretaria de Segurança Pública deverá realizar outra chamada. Os melhores classificados e que estão no Cadastro de Reserva poderão ser chamados.

Publicidade

No total são 742 militares. No mês de outubro o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) determinou que os aprovados em cadastro de reserva deveriam ser convocados. A decisão orientava que a convocação deve ser feita até o limite de gastos valor mensal do que era pago ao Serviço Militar de Interesse Voluntário Estadual- Simve.

Publicidade

“Um momento muito importante a medida que estamos recompondo nossas forças policiais. É um esforço do governo de Goiás. É uma forma de garantir uma segurança pública eficiente. Esperamos que tudo isto seja traduzido em dados positivos para a Segurança Pública”, destacou o vice-governador de Goiás, José Éliton Júnior.

Publicidade

De acordo com o comandante Geral da PM, Coronel Sílvio Benedito Alves, parte dos homens ficarão na capital, parte no entorno do Distrito Federal e há ainda um contingente a ser destinado a outras áreas de maior necessidade que serão definidas durante o curso de formação.

O secretário de Segurança Pública de Goiás, Joaquim Mesquita espera que seja ampliada a capacidade ostensiva da Polícia Militar. Ele entende que seja revertido na sensação de segurança por parte da população.

Publicidade

Os militares já iniciam de imediato o curso de formação e participarão de estágio supervisionado com agentes que atuam no dia a dia da PM-GO. A expectativa é que em até 60 dias estejam nas ruas.

Novo concurso

Em relação ao concurso público destinado para a contratação de 1.500 soldados de 3ª classe e 1.000 servidores administrativos, ainda não há previsão para divulgação de edital, de acordo com a Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan). No entanto, o secretário de Segurança Pública de Goiás, Joaquim Mesquita, o chamamento dos excedentes do concurso de 2012 possibilita o governo dar continuidade ao certame anunciado ainda no primeiro semestre do ano passado.

“Existem ainda alguns aprovados que precisam ser convocados em segunda chamada. Existem ainda algumas etapas administrativas e processos burocráticos que precisam ser transpostos. Nós tínhamos que concluir o chamamento dos excedentes para agora sim ter condições de avançar nos trâmites internos para a realização de novos concursos na Segurança Pública”, explicou.

Publicidade