Publicidade
Categorias: Política

Ex-senador na Mira do CNMP, julgamento em Fevereiro

Em reportagem publicada no Jornal o Estado de São Paulo, o Conselho Nacional do Ministério Público deve julgar em fevereiro a situação do pedido feito por integrantes do MP-Go que pediram uma investigação sobre os atos de ex-senador e procurador de Justiça Demostenes Torres. “Em qualquer situação, o ca¬so dele é de demissão exemplar porque esteve associado a um grupo criminoso” destaca o promotor Robertson Alves Mesquita. Já o promotor Fernando Krebs é enfático ao afirmara que “as provas contra ele (Demostenes), obtidas pe¬la Polícia Federal na Operação Monte Cario, são robustas e a te¬se dos recursos não prosperará.”.

Publicidade

 

 

Publicidade

Publicidade

 

O Estado de S. Paulo – 03/01/2013
Rubens Santos

Publicidade

Órgão federal de controle do Ministério Público determinará se senador cassado vai ou não ser demitido de seu cargo de procurador em Goiás

O senador cassado Demóste¬nes Torres deverá ser julgado emfevereiro pelo Conselho Na¬cional de Ministério Público. O órgão abriu processo contra De¬móstenes, que é procurador em Goiás, por causa das suspei¬tas de seu envolvimento com o contraventor Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, recém condenado a quase 40 anos pela Justiça.

Integrante do Ministério Públi¬co desde 1987, ele poderá ser po¬derá ser punido com advertência, suspensão do cargo, aposentado¬ria compulsória ou demissão.

Segundo promotores e procuradores locais, a tendência atual do conselho é determinar a de¬missão de Demóstenes, que foi cassado em julho pelo Congres¬so. Depois disso, reassumiu seu cargo de procurador em Goiás.

“O Demóstenes não sofrerá outra punição senão a de demis¬são”, diz o promotor Robertson Alves Mesquita, responsável pe¬la sustentação oral do pedido de avocação do processo no conse¬lho, em 24 de outubro, em Brasí¬lia. “Em qualquer situação, o ca¬so dele é de demissão exemplar porque esteve associado a um grupo criminoso”, completa.

“Demóstenes poderá buscar recursos na via judicial para se defender”, diz o promotor Fer¬nando Krebs. “Mas não suspen¬derá a decisão do CNMP, porque as provas contra ele, obtidas pe¬la Polícia Federal na Operação Monte Cario, são robustas e a te¬se dos recursos não prosperará.” Cassado por quebra de decoro no dia 11 de julho, Demóstenes foi reintegrado ao Ministério Pú¬blico nove dias depois. No dia 27 de agosto, 82 promotores pedi¬ram o seu afastamento, e proto¬colaram pedido de Abertura-de Processo Disciplinar, em Brasí¬lia. Demóstenes foi suspenso, no dia 10 de agosto, das funções de procurador, e segue afastado do Ministério Público de Goiás em¬bora recebendo salário de R$ 24.117,62, alem dos benefícios.

Hoje, sua rotina diária é receber amigos mais próximos, acompanhar o noticiário, e definir planos futuros que incluem a volta à política, em 2027, quando expira sua inelegibilidade.

Dois amigos, no Ministério Pú- blico, afirmam que o senador cas¬sado poderá voltar a atuar como advogado em Brasília. Poderá, in¬clusive, trabalharcom seu advoga¬do de defesa, Antonio Castro de Almeida Castro, o Kakay.

O promotor Mesquita diz que a demissão de Demóstenes do Ministério Público só será concreti¬zada porque o senador cassado optou, em 1999, pelo regime da não vitaliciedade – o que abriu caminho para a demissão agora prevista. Ele tomou essa decisão porque somente assim poderia se filiar a um partido político e concorrer a cargos públicos.

 

Publicidade
Marcley Matos

Notícias Recentes

Preso em flagrante homem que usava lan house para baixar conteúdo de exploração sexual infantojuvenil

Preso usava pen drive para armazenar imagens já baixadas na lan house em mais de…

24/08/2024

Série A: Atlético-GO sofre e faz gol nos acréscimos em vitória diante do Juventude no Accioly

Em um jogo cercado de fortes emoções e com dois gols marcados nos acréscimos, o…

24/08/2024

Lula cobra da Anvisa aprovação ágil de remédios e presidente da agência rebate: falta funcionários

Presidente da Agência reagiu às críticas duras de Lula pedindo mais servidores; ele assumiu indicado…

24/08/2024

TRE-SP suspende perfis de Pablo Marçal em redes sociais até as eleições

Juiz do TRE-SP mandou suspender site e perfis no Facebook, Instagram, Meta, TikTok e X…

24/08/2024

Pesquisa da Constar mostra Aleomar com 84,6% das intenções de voto em Mineiros

Atual prefeito lidera com mais de 80% das intenções de voto tanto na estimulada quanto…

24/08/2024

Vila Nova x América-MG: Onde assistir ao vivo o jogo pelo Campeonato Brasileiro Série B

O Onesio Brasileiro Alvarenga será o palco de um confronto direto pelo Campeonato Brasileiro da…

24/08/2024