Notícias do Estado

Estudo inédito impulsionará competitividade dos pequenos negócios no Ceasa Goiás

A Ceasa Goiás, reconhecida como o quinto principal mercado do Brasil, exerce um papel fundamental na economia do estado, movimentando mais de 931 mil toneladas de hortifrúti apenas no ano de 2022, o que resultou em um significativo montante de R$ 3,3 bilhões. Com o objetivo de impulsionar ainda mais os pequenos negócios e a agricultura familiar, foi lançado nesta segunda-feira (25), na sede do Sebrae Goiás, o estudo inédito intitulado “Caminhos para o Fortalecimento da Ceasa Goiás”.

Esta iniciativa, fruto de uma parceria entre o Sebrae, a Ceasa e o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (IFAG), visa identificar os desafios e as oportunidades para o desenvolvimento da Ceasa Goiás. A solenidade de lançamento contou com a presença do governador Ronaldo Caiado, da primeira-dama Gracinha Caiado e de renomadas lideranças do agronegócio goiano.

Segundo Antonio Carlos de Souza Lima Neto, diretor-superintendente do Sebrae Goiás, o estudo destaca a importância de priorizar a cadeia hortifrutigranjeira e otimizar esforços para impulsionar o desenvolvimento regional. Ele ressalta o papel crucial do Sebrae no apoio às micro e pequenas empresas, reconhecendo a relação direta entre o desenvolvimento local e a produção de hortifrutigranjeiros.

O estudo abrange dados relevantes sobre o mercado de hortaliças e frutas em Goiás, fornecendo informações essenciais para o desenvolvimento de estratégias eficazes. Para o governador Ronaldo Caiado, o sucesso deste estudo reflete o comprometimento das entidades envolvidas em promover o desenvolvimento econômico e social, especialmente para os pequenos agricultores que dependem da Ceasa para sua subsistência.

Pedro Leonardo Rezende, titular da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa), destaca a relevância da parceria e do estudo como instrumento norteador para as tomadas de decisão relacionadas à Ceasa. Ele ressalta também a importância da agricultura familiar e o papel crucial da Ceasa como centro de comercialização para esses produtores.

Quanto aos próximos passos, o presidente da Ceasa, Manoel de Castro, destaca a importância do estudo como base para futuras ações. Entre os planos estão a renovação com os produtores e parceiros da Ceasa, além de investimentos em infraestrutura, como a ampliação de um galpão e a construção de estacionamento para carretas, visando otimizar o espaço e facilitar o fluxo de veículos. Com essas iniciativas, a Ceasa Goiás busca fortalecer ainda mais seu papel como referência no mercado nacional e impulsionar o desenvolvimento econômico e social do estado.

Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.

Notícias Recentes

Jogos Olímpicos: Brasil vence Turquia e leva o bronze no vôlei feminino

A seleção feminina de vôlei encerrou a participação em Paris 2024 da melhor maneira possível:…

10/08/2024

Seleção Brasileira perde para os Estados Unidos e fica com a prata no Futebol Feminino em Paris

Não faltaram dedicação e suor. Nos Jogos Olímpicos das mulheres, as do futebol feminino defenderam…

10/08/2024

CRM-PR afirma que 8 médicos morreram no acidente aéreo em SP

Médica veterinária Silvia Cristina Osaki, que ajudou na missão no Rio Grande Sul, e outros…

10/08/2024

Neblina e garoa leves marcam manhã de sábado em Goiânia

Confirmando a previsão meteorológica, cidade amanheceu com temperatura baixa, na casa de 14ºC, céu ficou…

10/08/2024

Em meio a ‘surto grave e crescente’ de nova cepa da Mopx, OMS pede a fabricantes vacinas emergenciais

Nova cepa acende alerta na OMS. Sinais da Mpox são: cansaço, febre, calafrios, dor de…

10/08/2024

Cenipa já está com caixas-pretas do avião que caiu em SP, matando 61 a bordo

Caixas-pretas são importantes para esclarecer uma das maiores tragédias da aviação nacional; veja a relação…

10/08/2024