Os alunos de turmas de nono ano do Ensino Fundamental do CEPI Jardim Tiradentes, lançam livro sobre a história da fundação do bairro. O livro, intitulado “Memórias do Vendaval: contos escolares”, foi lançado, primeiramente, com o apoio financeiro do Fundo de Arte e Cultura (FAC) da Secretaria de Estado da Cultura de Goiás e publicado em 2022 pela editora Kelps.
Os estudantes remontaram a história do bairro, com depoimentos de moradores, sob orientação do professor de literatura e escrita, Gedeon Campos, que é mestre em Letras e Linguística e assina a organização da obra. O lançamento oficial do livro será na escola, nesta sexta-feira (4), a partir das 19h.
O professor conta que a ideia inicial da escrita era incentivar os estudantes a escrever e envolver as crianças em algum fato histórico que marcasse o bairro. “Então reportamos a um evento que esteve ligado ao começo da fundação do setor, que marca a história de luta dos primeiros moradores, mas que era desconhecido de muitas crianças”, explica Gedeon.
Campos já leciona há mais de 20 anos na rede pública de Aparecida e relata que o processo de escrita dos alunos passou por duas etapas: a apuração da história do bairro e entrevistas com os moradores, para só depois transformar as histórias em contos e crônicas. Memórias de um Vendaval narra dramas vividos pelas famílias do Jardim Tiradentes que, em 1991, ainda no início de sua fundação, sofreram prejuízos por conta de um forte temporal, que destruíu as cabanas de madeira e estruturas frágeis que os abrigavam.
A experiência literária vivida pelas crianças teve como resultado a publicação do livro, em 2017, lançado com verba do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, e republicado agora, em 2022, pela editora Kelps. O lançamento deve contar com a presença de moradores que viveram o próprio vendaval de 1991, com os autores, familiares, professores e toda a comunidade do Jardim Tiradentes, além de autoridades políticas e culturais do município e do Estado.