20 de dezembro de 2024
Política • atualizado em 13/02/2020 às 00:41

“Estamos de hoje em diante de braços dados”, afirma Iris após encontro com Marconi

Encontro ocorre no 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira (Foto: Samuel Straioto)
Encontro ocorre no 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira (Foto: Samuel Straioto)

44 minutos. Este foi o tempo em que Marconi Perillo (PSDB) e Iris Rezende (PMDB) estiveram juntos na sala de reuniões do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Na ocasião foram tratadas a realização de parcerias entre o Estado de Goiás e Prefeitura de Goiânia, como a discussão em conjunto sobre o Plano Metropolitano que tramita na Assembleia Legislativa e ainda a disponibilização de sistemas de informação para ajudar o Município a modernizar as áreas tributárias e de recursos humanos. A concessão da Saneago foi outro tema em pauta da audiência.

Logo no início da reunião o governador agradeceu a presença de Iris e disse que gostaria de fazer uma visita ao prefeito, mas o peemedebista afirmou que “existe uma hierarquia” e que por isso ele foi ao encontro do “tucano”. Ao conceder entrevista, Marconi disse que pretende visitar Iris no Paço Municipal.

“Eu entendo que se existem divergências em época de eleição, as divergências eleitorais não podem nunca influenciar a ação de governantes movidos pelo espírito público, pelo sentimento de pátria e pela responsabilidade administrativa. Senti que eu e o governador Marconi Perillo vamos realizar um trabalho conjunto em Goiânia e dar um exemplo aos prefeitos das capitais e governadores dos outros estados pelo Brasil afora”, afirmou o prefeito Iris Rezende.

Já o governador Marconi Perillo destacou que ele e Iris Rezende são políticos maduros e que juntos trabalharão em prol da população. “Não haverá obstáculo maior na relação minha com o prefeito Iris. Temos a compreensão deste e de outros temas que serão debatidos”, ressaltou.

Parcerias

O prefeito Iris Rezende fez pedido ao governador para que o Estado pudesse disponibilizar técnicos para ajudar na modernização da gestão municipal. O governador disse que além da ajuda humana, também serão repassados a prefeitura dois sistemas para as áreas de tributação e finanças da Prefeitura de Goiânia, os sistemas são: Sistema de Gestão de Recursos Humanos (RHNET) e o Sistema de Programação e Execução Orçamentária e Financeira (SIOFI).

De acordo com o prefeito, se o Município fosse desenvolver os programas teria um custo estimado em R$ 10 milhões. “Já fiz dois pedidos ao governador e já foram autorizados imediatamente. Na área da informática projetos na área tributária e de recursos humanos, isso vai facilitar enormemente a Prefeitura de Goiânia, que nesta área está praticamente zerada, seria um projeto que custaria muito se a prefeitura licitasse um processo e o pedimos ao governo a doação. Vamos economizar R$ 10 milhões”, destacou Iris Rezende.

O governador afirmou que outra solicitação feita foi em relação ao debate do Plano Metropolitano que foi enviado à Assembleia Legislativa de Goiás. A ideia é que técnicos do Estado ajude a Prefeitura neste debate.

“Por outro lado coloquei à disposição do prefeito toda a equipe da área de Meio Ambiente e Cidades para debater o novo Plano Metropolitano. Eu já tinha despachado ao secretário Vilmar Rocha e este projeto já está na Assembleia para ser discutido. Vamos colaborar com tudo que o prefeito precisar”, destacou.

Saneago

“O governador já determinou, já abriu a discussão do processo com o secretário da área. Vamos discutir. Eu já tinha conversado com o governador, já tinha encaminhado um ofício. Hoje consolidamos esta parceria para apreciação do estudo e a modificação caso o estado se convença disso”, afirmou o prefeito.

Marconi Perillo disse que “não há porque fugir deste debate”. O chefe do executivo disse que a questão será discutida em “alto nível”. O governador destacou que a questão foi debatida com bastante profundidade em um momento em que Iris não estava à frente da Prefeitura de Goiânia.

“É uma discussão que será feita tecnicamente com o mais alto nível, envolvendo o prefeito, o governador, os técnicos da prefeitura, da Saneago. Não há como fugir deste debate. Esse assunto foi discutido com a Câmara, o prefeito Iris não estava na prefeitura, foi travado com o então prefeito Paulo Garcia, com os trabalhadores, o Situeg participou de todas as discussões de renovação da concessão, não somos uma parede que não possa ser removida, nós vamos dialogar”, descreveu Perillo.

Clima

O clima foi amistoso entre Iris e Marconi. A audiência foi marcada para às 9 horas desta sexta-feira (20). O prefeito chegou ao local cinco minutos antes do previsto. Iris chegou acompanhado do chefe de gabinete Paulo Ortegal. No corredor por onde passava o peemedebista, também chegava para participar do encontro o vice-governador de Goiás, José Éliton Júnior.

Na sala de reuniões, quase todos os secretários do governador já estavam assentados esperando o prefeito. A audiência entre Marconi Perillo e Iris Rezende começou às 9:01 e foi encerrada às 9:45. Após o encontro, o “Tucano” foi mostrar ao peemedebista a Sala de Situação, que a partir dela é possível fazer acompanhamentos em tempo real de assuntos de diferentes áreas do governo. Logo em seguida, os dois seguiram juntos para uma entrevista coletiva que durou 27 minutos.

“Vamos administrar Goiânia de mãos dadas com o governo estadual para resolvermos os problemas que não são poucos, afirmou Iris. Quando questionado sobre a área da Saúde, o prefeito disse que haverá soluções em conjunto. “Eu senti hoje que estaremos de hoje em diante de braços dados para resolução dos problemas”, destacou.

 

iris chegada palacio

Leia mais sobre o assunto

Marconi e Iris estarão frente à frente nesta sexta (20)


Leia mais sobre: Política