O governo de Goiás repassou 15 respiradores ao município de Aparecida de Goiânia nesta quarta-feira (17). Segundo o governador Ronaldo Caiado, os equipamentos foram solicitados pela prefeitura da cidade.
Após a edição de um decreto que estabelece revezamento 14×14 no estado, nasceu um debate entre o governo e a prefeitura de Aparecida. O município optou por manter o escalonamento regional, embora Caiado tenha dito que a normativa estadual sobrepõe as municipais em situações de calamidade.
O governador voltou a criticar a politização “O momento é de ter bom senso. Precisamos entender que o objetivo é único. Quem fecha comércio é o vírus”.
Caiado afirmou que foram abertos oito Hospitais de Campanha em Goiás, com mais de 1200 leitos para pacientes com Covid-19. Ele disse que o estado vai ajudar a todos, “mas que é preciso que os municípios façam a sua parte e ajude a conter a pandemia”, disse.
Recursos
Nesta sexta-feira (19), o governador vai anunciar transferência de recursos aos municípios, com R$ 28 milhões em repasse. O dinheiro servirá para ações socioassistenciais e de estruturação da rede do Sistema Único de Assistência Social (Suas) nos municípios goianos.
Dos 246 municípios goianos, 237 (96%) já estão habilitados a receber os recursos, e apenas nove ainda se encontram em processo de regularização de documentos e contas.
Leia mais sobre: Coronavírus em Aparecida / respiradores pulmonares / Aparecida de Goiânia