23 de julho de 2024
Aparecida de Goiânia • atualizado em 05/11/2021 às 15:39

Índice de positividade dos testes para covid em Aparecida é o menor do ano

O índice de positividade dos testes para diagnóstico de covid-19 em Aparecida de Goiânia atingiu o menor patamar de 2021 em outubro. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 1.331 dos 11.573 testes RT-PCR foram positivos, o que representa 11,5%.

Em fevereiro, durante o pico da epidemia, o indicador chegou ao máximo de 29%. Antes disso, em janeiro, a positividade em Aparecida de Goiânia ficou em 18,65%. Posteriormente, houve queda paulatina, com 23,55% em março; 20,82% em abril; 22,40% em maio; 25,19%, em junho; 25,92% em julho; 20% em agosto; e 17,41% em setembro.

“É um resultado satisfatório, que aponta a tendência de desaceleração da pandemia em Aparecida. Outubro também foi o mês com o menor número de testes realizados, o que poderia elevar o índice de positividade, Mas mesmo assim alcançamos a menor taxa, indicando retração da doença. Chegamos a fazer mais de 30 mil testes em julho e agora fizemos 11.573”, avalia o secretário Municipal de Saúde, Alessandro Magalhães.

Mais: Goiânia deve ter público total em estádios a partir da próxima semana

Testes para covid em Aparecida

O município também continua ofertando o exame padrão ouro para diagnóstico da covid-19 em todos os nove postos fixos, mediante agendamento. Até esta quarta-feira (3), a cidade já realizou 395.525 testes RT-PCR. O número representa 52% de todos os 756.317 exames padrão ouro realizados em Goiás

“Desde o início do enfrentamento à pandemia, Aparecida investiu na testagem em massa porque ela possibilita identificar, isolar, monitorar e tratar os doentes. Além disso, só com diagnósticos e números reais da covid-19 o Comitê pode visualizar o cenário do município e tomar as medidas necessárias”, afirmou o prefeito Gustavo Mendanha.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Ribeiro, alerta sobre a importância do exame: “A pandemia está desacelerando, mas precisamos seguir em alerta e para isso o exame é fundamental. Quem apresentar sintomas ou tiver tido contato com pessoas diagnosticadas com a Covid-19 pode solicitar o agendamento do teste pelo aplicativo Saúde Aparecida”, reforça.

O acesso à plataforma pode ser feito pelo site da Prefeitura de Aparecida. Além disso, o agendamento também pode ser feito pelo telefone 0800-646-1590.

Em Aparecida, o exame RT-PCR é realizado nos postos de drive-thru da Cidade Administrativa e do Hospital Garavelo e nas UBS’s Garavelo Park, Independência Mansões, Expansul, Tiradentes, Buriti Sereno, Pontal Sul e Chácara São Pedro. Em todos esses locais o teste só é realizado mediante agendamento prévio. Nas UBS’s também é possível fazer mediante encaminhamento médico. Já nas UPA’s 24h e hospitais da cidade, o teste é feito em pacientes internados.


Leia mais sobre: / / / / Aparecida de Goiânia / Destaque