05 de dezembro de 2025
Arte

Espetáculo “Habitat” leva visibilidade LGBTQIAPN+ a palcos goianos em turnê do Grupo Bacae Dança

A turnê, que passou pelo Mato Grosso do Sul, chega a Goiás nos dias 29 e 30 de maio, com apresentações em Quirinópolis, Anápolis e na Cidade de Goiás
Fundado em 2014, o Grupo Bacae Dança surgiu da parceria entre Ingrid Costa e João Paulo Amorim, e tornou-se oficialmente um braço do Instituto Bacae. Foto: Divulgação.
Fundado em 2014, o Grupo Bacae Dança surgiu da parceria entre Ingrid Costa e João Paulo Amorim, e tornou-se oficialmente um braço do Instituto Bacae. Foto: Divulgação.

Celebrando uma década de trajetória, o Grupo Bacae Dança está em circulação pelo Centro-Oeste com o espetáculo “Habitat”, uma potente e sensível obra de dança contemporânea que propõe reflexões sobre o pertencimento e os desafios enfrentados por corpos LGBTQIAPN+. A turnê, que passou pelo Mato Grosso do Sul, chega a Goiás nos dias 29 e 30 de maio, com apresentações em Quirinópolis, Anápolis e na Cidade de Goiás.

Em Quirinópolis, o espetáculo será encenado no Teatro Municipal Sodino Vieira de Carvalho, às 19h. Já em Anápolis, o público poderá assistir à obra no Teatro do IFG, com duas sessões no dia 16 de junho, às 16h e 19h. Na Cidade de Goiás, a apresentação acontece no Cine Teatro São Joaquim, no dia 24 de junho, também às 19h. A entrada é gratuita e os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla.

Contemplado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, por meio do Governo de Goiás e da Secretaria de Estado da Cultura, o projeto prevê nove apresentações gratuitas, todas acompanhadas de bate-papos com intérprete de Libras e oficinas de dança contemporânea com foco no público LGBTQIAPN+.

Dança como abrigo e resistência

Com direção e coreografia de João Paulo Amorim, “Habitat” mistura dança contemporânea com elementos da cultura K-pop e apresenta uma performance visceral protagonizada pelos bailarinos João Paulo Amorim, Pedro Oliver e Ingrid Costa. A obra parte da ideia de que o habitat é um espaço de sobrevivência, proteção e pertencimento, algo ainda negado a muitas pessoas LGBTQIAPN+.

“O primeiro direito que é negado a pessoas LGBTQIAPN+ é o da legitimidade: de ter moradia, realizar escolhas e sentir o conforto de um lar. Essa exclusão impacta diretamente na construção de seus habitats”, explica Amorim. Para o coreógrafo, a imaginação é uma ferramenta de resistência. “Ela nos permite projetar novos futuros e criar estratégias para alcançá-los diante das adversidades”, afirma.

Oficinas e ações formativas

Em cada cidade da turnê, será oferecida a oficina “Habite em seu imaginário”, conduzida por João Paulo Amorim, com foco em improvisação, performance e criação dentro da linguagem da dança contemporânea. A atividade é voltada para pessoas LGBTQIAPN+ a partir de 16 anos, com 30 vagas gratuitas por localidade.

  • Quirinópolis: 30 de maio, no Teatro Municipal Sodino Vieira de Carvalho
  • Cidade de Goiás: 23 de junho, no Cine Teatro São Joaquim
  • Anápolis: 2 de junho, no Teatro do IFG
    Horário: 9h às 12h
    Inscrições pelo Sympla, com link disponível no Instagram do grupo: @bacae

Cine-Habitat em Goiânia

A programação se estende até agosto e setembro, quando Goiânia receberá três sessões do Cine-Habitat, com exibição em vídeo do espetáculo e debates acessíveis em Libras. As sessões serão realizadas em instituições que atendem idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade, ampliando ainda mais o alcance do projeto.

Sobre o grupo

Fundado em 2014, o Grupo Bacae Dança surgiu da parceria entre Ingrid Costa e João Paulo Amorim, e tornou-se oficialmente um braço do Instituto Bacae, sediado em Goiânia. Reconhecido por suas criações autorais, o grupo une dança contemporânea a outras linguagens artísticas, como teatro, poesia e danças urbanas, promovendo um trabalho plural e engajado com as pautas sociais e culturais do nosso tempo.


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Notícias do Estado