Publicidade

Especialistas avaliam que El Niño entra na fase final, mas efeitos ainda devem ser sentidos

Por 7 meses atrás

O El Niño deve estar na fase final, mas os efeitos devem ser sentidos até abril, segundo os meteorologistas. A expectativa é que as anomalias percam a intensidade ao longo de fevereiro e março e que as temperaturas do Oceano Pacífico voltem ao normal entre abril e maio. O El Ninõ é caracterizado pelo aquecimento maior ou igual a 0,5°C das águas do Oceano Pacífico, com duração média de doze meses, gerando impacto direto no aumento da temperatura global.

Entre 2023 e 2024, a temperatura das águas chegou a superar os 2°C, sendo considerado o mais forte dos últimos anos, inclusive alguns especialistas chegaram a chamá-lo de Super El Niño. De acordo com Vinícius Lucyrio, climatologista da Climatempo, esse foi o mais forte desde 2015-2015.

Publicidade

“Esse El Niño, além de ter sido o mais forte desde 2015-2016, chamou atenção por seu comportamento. Houve uma expansão da faixa de aquecimento do Pacífico para outras áreas que não costumavam ficar tão aquecidas em fenômenos anteriores”, afirma o climatologista.

Publicidade

El Niño

Publicidade

O pico do El Niño aconteceu entre dezembro e janeiro, em que foram registrados os maiores níveis de aquecimento do Oceano Pacífico. Mesmo depois do ápice, as temperaturas continuam evidentes.

A Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) aponta que o El Niño 3.4 segue com um aquecimento de 1,8°C, apesar de estar um pouco abaixo do pico registrado, o valor é considerado alto. A região é a faixa do Pacífico Equatorial Centro-Leste é uma das principais referências para as análises.

Publicidade

De acordo com Ana Lúcia Frony, meteorologista e sócia-fundadora do Climate Change Channel, o enfraquecimento ainda não pode ser visto por imagens de satélite. “As animações que mostram as anomalias da temperatura das águas não superficiais indicam o início de um arrefecimento do El Ninõ”, explica.

Publicidade
Compartilhar
Maria Paula

Jornalista formada pela PUC-GO em 2022 e MBA em Marketing pela USP.