Em entrevista a Altair Tavares, editor-chefe do Diário de Goiás, Júnior Vilela, especialista em marketing digital e propaganda online da Vira Click, enfatizou a importância de uma gestão estratégica das redes sociais para políticos. Vilela destacou que “é essencial estabelecer um relacionamento com o cidadão, o eleitor, ou seja, com a população”. Para o especialista com uma estratégia bem planejada, é possível destacar conquistas, valores e propostas, moldando a percepção do público de maneira proativa.
“Seja um tráfego pago ou orgânico, é fundamental responder às pessoas e manter um relacionamento com elas. Afinal, quando alguém dedica alguns segundos ou minutos para deixar um comentário, seja ele positivo ou questionador, isso merece atenção. É importante buscar essas interações, responder ao cidadão de forma adequada e levar esse feedback para o planejamento da campanha”, explicou o especialista.
Não é só responder as pessoas, mas pegar as informações. Inclusive, muitas coisas do plano de governo, das propostas, surgem desse relacionamento. As pessoas deixam ideias ali que são extremamente importantes, justamente na forma de integração.
Júnior citou como exemplo o trabalho de relacionamento que desenvolveu para a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, que recebeu elogios de outras administrações municipais pela atenção dada às redes sociais. “Houve o caso de um jornalista que reclamou sobre um quebra-molas sem sinalização adequada em um comentário nas redes sociais. Quando ele passou novamente pelo local, já havia sinalização, resultado direto da sua observação. Realizávamos atendimentos tanto por comentários quanto por mensagens diretas”, destacou.
Segundo o especialista, o serviço é essencial para a população, pois funciona como um canal de comunicação e atendimento da prefeitura. “As pessoas identificam um problema e deixam um comentário, que pode se transformar em uma solução. Esse tipo de interação pode resultar, por exemplo, em um projeto ou proposta, além de contribuir para uma imagem positiva”, concluiu Vilela.
Sobre os haters que propagam mensagens de ódio o melhor a se fazer é ignorar e não interagir com esse público. “Haters nós já ignoramos logo de cara, mas existem pessoas que estão ali para questionar”, pontuou Vilela que também durante a entrevista afirmou que conteúdos negativos, que tentam disseminar informações falsas e causar “terror”, já não enganam mais os eleitores.
Júnior chegou a assessorar diversas campanhas eleitorais em 2024 e concluiu que o fake perdeu muita força nas eleições municipais. Vale destacar que o especialista em propaganda digital administrou quase R$ 1,7 milhão na veiculação de propaganda eleitoral na internet, nas eleições deste ano. De acordo com ele, a Justiça Eleitoral teve grande trabalho no monitoramento dos dados, visto que o fluxo desse tipo de publicidade ainda é intenso.