A Equatorial foi a campeã de reclamações de consumidores no mês de novembro, em Goiás. No ranking de empresas mais reclamadas do mês passado, divulgado nesta quarta-feira (6) pelo Procon Goiás, estão no pódio a concessionária de energia, seguida de duas empresas de telefonia, Claro e Tim.
De acordo com o órgão de defesa do consumidor, durante o mês de novembro, ao todo, foram registradas 161 reclamações contra a Equatorial. Entre as principais queixas dos clientes estão as cobranças em desacordo com uso, instabilidade/interrupção no fornecimento e dificuldade ou atraso de reembolso.
Em segundo lugar ficou a Claro, com 116 registros. No caso da operadora de telefonia, as principais reclamações dos consumidores são sobre lançamento não reconhecido em fatura e alteração de contrato sem solicitação ou aviso prévio. Em terceiro lugar no ranking ficou outra empresa telefônica: a Tim, com 93 reclamações. As principais queixas se deram por cobrança indevida/abusiva em contrato e cobrança por serviços ou produtos não contratados.
O ranking de reclamações é detalhado conforme registros nas centrais de atendimento Proconsumidor (presencial) e Procon Web (pela internet). O relatório completo com as empresas mais reclamadas no mês de novembro está disponível no site do Procon Goiás.
Para o superintendente do Procon Goiás, Levy Rafael Cornélio, a divulgação do ranking é importante e cumpre um papel de transparência, que possibilita o acesso à informação por parte da população. “Com esse levantamento em mãos, os consumidores podem fazer escolhas mais conscientes e também cobrar o cumprimento de seus direitos amparados pelo CDC”, afirma.
O Procon Goiás ressalta que os consumidores pode, e devem, registrar suas denúncias e reclamações por meio dos portais de atendimento do órgão. Os registros podem ser feitos pelo telefones 151 (Goiânia) ou (62) 3201-7124 (interior). Além disso, presencialmente na sede do órgão, localizado na Rua 8, esquina com a Rua 3, no Centro de Goiânia ou também pela internet por meio do canal Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br).
Em resposta ao Diário de Goiás, a Equatorial Goiás afirmou que as reclamações de forma acumulada nos últimos 12 meses, no Procon, apresentaram queda. “Dados do Órgão de Defesa do Consumidor apontam uma redução de mais de 10%, comparando o ano de 2023 com o ano passado. Além disso, a empresa dispõe de um canal de atendimento exclusivo para esses órgãos, que conta com equipe uma especializada para prestar os devidos esclarecimentos a todas as solicitações registradas”. Confira a nota na íntegra.
“A Equatorial Goiás esclarece que possui cerca de 3,5 milhões de clientes e que os atendimentos registrados no Procon correspondem a menos de 0,005% dos clientes da concessão. A companhia ressalta que o volume total de atendimentos divulgados pelo Procon não inclui apenas reclamações, mas também solicitações de informação.
A companhia destaca que a rede vem sendo afetada nesses últimos meses, em função das fortes instabilidades climáticas e descargas elétricas, que podem comprometer o fornecimento de energia. E que equipes atuam de prontidão para retomar o fornecimento na maior brevidade possível, sempre que necessário.”