O candidato à presidência do Equador Fernando Villavicencio, de 59 anos e do partido Movimento Construye, considerado centro-direita, foi assassinado com três tiros na cabeça após um comício na capital Quito, nesta quarta-feira (9). Apesar de diversos vídeos mostrarem o momento em que os tiros são disparados, não é possível ver se o político foi atingido, mas veículos locais e o ministro do Interior do país, Juan Zapata, confirmaram a morte.
Confira algumas das imagens divulgadas
Fernando Villavicencio é jornalista, deputado federal no Equador desde 2021, e foi o primeiro candidato a oficializar sua intenção de disputar as eleições presidenciais. Ele aparecida em 5º lugar em uma pesquisa publicada pelo “El Universo” nesta terça-feira (8) e a votação no país está agendada para o dia 20 de agosto.
Em setembro de 2022, Fernando Villavicencio já havia sofrido um atentado em sua residência. Na ocasião uma pessoa também disparou contra o político. Além disso, recentemente, ele havia denunciado ameaças contra sua equipe de trabalho, que teriam sido feitas por um grupo criminoso conhecido como “Los Choneros”. O ataque contra o candidato presidencial também deixou outras pessoas feridas, mas não há informações detalhadas até o momento.