10 de agosto de 2024
Naturismo

Entenda por que a Espanha aprovou direito de homem andar nu no país

Um tribunal superior da Espanha decidiu a favor de homem em andar sem roupas pelas ruas
Para Alejandro Colomar, de 29 anos, andar nú é uma forma de liberdade de expressão. (Foto: reprodução)
Para Alejandro Colomar, de 29 anos, andar nú é uma forma de liberdade de expressão. (Foto: reprodução)

Não é novidade para os espanhóis que o cientista da computação Alejandro Colomar, de 29 anos, seja visto pelado por aí. O fato novo, agora, é que um tribunal superior da Espanha decidiu a favor do homem andar nu pelas ruas. Antes multado por aparecer pelado em lugares públicos de uma cidade na região de Valência, ele chegou a tentar comparecer a uma audiência também nu.

O tribunal, em primeira decisão, havia negado provimento ao recurso contra decisão de primeira instância que anulou multas aplicadas ao homem por estar nu nas ruas de Aldaia, cidade nos arredores da capital regional. Mas agora, a Justiça espanhola voltou atrás e reconheceu um “vazio legal” na lei espanhola em relação à nudez pública.

O assunto, então, percorreu o mundo e Alejandro Colomar ficou conhecido. Ele chegou a ser filmado e fotografado usando apenas um par de botas de caminhada quando chegou ao tribunal e recebeu ordens de vestir mais roupas para entrar no prédio.

Em entrevistas ele reforçou que fica nu como direito à sua liberdade de expressão e que começou a fazer isso em 2020. Segundo o cientista, ele recebeu mais apoio do que insultos ao andar sem roupas. “A multa não faz o menor sentido […] Eles me acusaram de exibicionismo obsceno, mas, de acordo com o dicionário, isso implica intenção sexual e (isso) não tem nada a ver com o que eu estava fazendo”, afirmou à Reuters.

Vale lembrar que a nudez pública é legal na Espanha desde 1988 e qualquer um pode andar nu em uma rua sem ser preso, mas algumas regiões como Valladolid e Barcelona introduziram suas próprias leis para regulamentar o nudismo, especialmente longe da praia.


Leia mais sobre: / Mundo

Comentários