07 de agosto de 2024
Novo governo

Entenda o rito que dará posse a Lula e Alckmin

Eleitos irão participar de cerimônia neste domingo (01)
Lula ao lado do vice-presidente, Geraldo Alckmin que também será ministro (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Lula ao lado do vice-presidente, Geraldo Alckmin que também será ministro (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Constituição Federal determina que o presidente e vice-presidente da República eleitos tomem posse em cerimônia no Congresso Nacional, mas antes, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) irão participar de um cortejo que começa na Esplanada dos Ministérios, próximo à Catedral Metropolitana de Brasília e seguirá até o Congresso Nacional, onde a solenidade está prevista para ocorrer a partir das 15 horas deste domingo (1º/01).

Parte da cerimônia de posse deve acontecer na área externa do Congresso Nacional. No gramado, ficarão posicionadas as baterias responsáveis pelas tradicionais salvas de tiro. Na parte da frente do edifício principal, antes da rampa, será hasteada a bandeira nacional e o presidente eleito passará em revista as tropas mobilizadas para o evento. Na entrada da rampa, Lula e Alckmin serão recebidos pelos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e, de lá, seguem ao interior do prédio pela entrada principal.

LEIA TAMBÉM: Com Lula, Caiado lista prioridades para infraestrutura que já foram pedidas na gestão Bolsonaro

Antes de seguirem ao plenário, os eleitos ainda serão saudados por autoridades em um dos mais emblemáticos salões do Congresso Nacional, o Salão Negro. Nas laterais estão localizados os salões nobres da Câmara e do Senado, onde as autoridades estarão aguardando o presidente e o vice-presidente eleitos. Para chegar ao plenário, Lula e Alckmin, já seguidos por autoridades, terão que passar pelo Salão Verde e pelo Salão Azul, onde os empossados serão recepcionados logo após a sessão solene.

Em caso de chuva, a entrada do presidente e do vice-presidente acontecerá pelo Salão Branco, conhecido como chapelaria. O roteiro completo da cerimônia pode ser acessado aqui.

Tecnologia

Uma das novidades da cerimônia de posse em 2023 é o uso de QR Code nos convites, garantindo que sejam pessoais e intransferíveis. Por meio de aparelhos celulares disponibilizados no local da cerimônia, a leitura do código abrirá um aplicativo com informações sobre o convidado.

Sessão solene

A sessão de posse é presidida pelo presidente do Congresso Nacional, cargo ocupado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. A Mesa também deve ser composta pelo presidente da República e vice eleitos, pelo presidente da Câmara, do Supremo Tribunal Federal (STF), pelo primeiro secretário e por outras autoridades. Após prestar o compromisso constitucional previsto no artigo 78, Lula será declarado empossado por Pacheco.

Empossados, presidente e vice assinam o termo de posse. Em seguida, somente Lula e Pacheco discursam e a sessão é encerrada. Após a posse, já no Palácio do Planalto, na Praça dos Três Poderes, o presidente eleito recebe a faixa presidencial e faz um pronunciamento. Por fim, haverá recepção de chefes de Estado e representantes de países no Palácio do Itamaraty.

*Com informações da Agência Senado.


Leia mais sobre: Política

Comentários