Enquanto se discute a reabertura no Brasil, países ao redor do mundo voltam a endurecer medidas de isolamento

Enquanto o Brasil, que sequer atingiu o pico do contágio para o novo coronavírus fala em reabertura em alguns Estados, governos na Europa, América e Oriente Médio estão voltando a estabelecer confinamentos e fechar comércios após flexibilizações. Espanha, Portugal, Alemanha, Reino Unido e Itália são alguns exemplos na Europa. Wuhan, na China e Azerbaijão são outros na Ásia. Alguns estados norte-americanos retomaram algumas restrições após as flexibilizações. Com informações do Estadão.

Se no Brasil, a flexibilização é algo posto em prática, mesmo com as autoridades sanitárias e epidemiológicas falando que ainda não é o momento. A UFG, por exemplo, sugeriu o isolamento intermitente com o fechamento por 14 dias alternando por outros 14 de reabertura. 

O modelo estatístico da Universidade Federal de Goiás (UFG) para a Covid-19 prevê que até 18 mil pessoas poderão perder a vida caso nenhuma medida de controle da disseminação do coronavírus Sars-CoV-2 seja tomada. Por conta disso, um decreto do Governo do Estado deixou na mão dos municípios aderir a sugestão. Goiânia e algumas cidades do interior já editaram seus respectivos decretos aderindo o estudo da UFG.

Empresários, comerciantes e religiosos não gostaram da decisão e travam uma batalha na Justiça para que possam reabrir seus respectivos negócios. Neste domingo (05), a Igreja Assembléia de Deus – Vila Nova – do bispo e deputado federal João Campos conseguiu uma liminar para que possam realizar os cultos de forma presencial. 

Enquanto isso, a vizinha Argentina, endureceu as restrições em Buenos Aires, que permanecerá em confinamento até o dia 19 de julho. Mais ao centro das Américas, o Panamá retomou o confinamento desde o dia 8 de junho na capital.

Na Austrália, desde ontem (04/07) às pessoas tiveram que retomar aos seus lares em confinamento. Eles seguirão em suas casa, pelo menos até o dia 29 de julho.

Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.

Notícias Recentes

Referência, Hospital de Uruaçu realiza 17ª captação de órgãos para transplante

Já é a 17ª captação realizada no próprio hospital, que possui estrutura tecnológica para esse…

10/08/2024

Bombeiros combatem incêndio que destruiu galpão de estopas em Goiânia

A carga de incêndio era muito alta, composta por tecido e madeira. Apesar do cenário,…

10/08/2024

Hemeroteca do IHGG oferece acesso gratuito a 8 mil edições de 105 jornais e revistas sobre Goiás

Reprodução de edição do jornal O Mosquito publicado em Catalão na década de 1920, e…

10/08/2024

Jogos Olímpicos: Brasil vence Turquia e leva o bronze no vôlei feminino

A seleção feminina de vôlei encerrou a participação em Paris 2024 da melhor maneira possível:…

10/08/2024

Seleção Brasileira perde para os Estados Unidos e fica com a prata no Futebol Feminino em Paris

Não faltaram dedicação e suor. Nos Jogos Olímpicos das mulheres, as do futebol feminino defenderam…

10/08/2024

CRM-PR afirma que 8 médicos morreram no acidente aéreo em SP

Médica veterinária Silvia Cristina Osaki, que ajudou na missão no Rio Grande Sul, e outros…

10/08/2024