A Emater Goiás vai doar a safra 2024 de pequi para a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). A iniciativa contribuirá com a alimentação de centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pelas ações sociais da organização. O termo de doação foi assinado pelo presidente da Emater, Rafael Gouveia, e pela diretora geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, nesta terça-feira (25).
Os frutos que serão doados para a ação são cultivados na Estação Experimental Nativas do Cerrado da Emater, em Goiânia. Lá estão plantados cerca de mil pés do pequi. As doações vão contribuir com o Banco de Alimentos da OVG, que beneficia milhares de pessoas vulneráveis em Goiás. No ano passado, a iniciativa doou 1,2 mil toneladas de alimentos in natura, além de quase 500 mil pacotes de frutas desidratadas e Mix do Bem.
Atualmente, a Emater possui o maior banco de germoplasma de pequi no mundo, onde reúne diferentes variedades de pequi encontradas na natureza, em diversas cidades e estados, por meio de clonagem e enxertia. As plantas que fazem parte do banco estão distribuídas nas unidades de pesquisa da agência em Goiânia, Anápolis, Porangatu e Araçu.
O presidente da Emater lembrou que em 2023 a entidade atingiu recorde de produção de pequi. “O pequi é um fruto nativo do Cerrado e símbolo da culinária do Estado de Goiás. No ano passado, a produção da Emater bateu recorde. Colhemos mais de 10 toneladas de pequi e devido a alta produção, doamos 7,5 toneladas para o Banco de Alimentos da OVG”, ressaltou Rafael Gouveia.
A diretora geral da OVG comemorou a parceria e ressaltou a importância das doações para manter o trabalho junto às famílias assistidas pela instituição. “O Banco de Alimentos da OVG hoje conta com as doações de empresas e instituições para garantir alimentos de qualidade na mesa de milhares de goianos em todo estado”, pontuou Adryanna Caiado.
Antes de chegar nas mãos dos beneficiados, as frutas, legumes e verduras do Banco de Alimentos são separadas e higienizadas para garantir a qualidade dos produtos e a dignidade de quem os recebe. Os alimentos são doados por concessionários, permissionários e pequenos produtores, que se unem e repassam os produtos para a OVG.
Além da arrecadação de doações, a equipe do Banco de Alimentos também orienta as famílias e as entidades sociais sobre como evitar o desperdício de frutas e hortaliças, higienização e cuidados no armazenamento. As ações de conscientização contribuem para que as pessoas consigam aproveitar ao máximo as doações que recebem e tenham refeições saudáveis, garantindo mais segurança alimentar a todos.