Em três dias o estado de Goiás saltou de 60, para 116 casos de varíola dos macacos, segundo atualização do Painel da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) divulgado na tarde desta segunda-feira (15). Ainda de acordo com a pasta, o estado também confirmou os dois primeiros casos em mulheres.
Somente em Goiânia, são confirmados 49 novos casos. Aparecida de Goiânia tem 6 casos, e cidades como Águas Lindas de Goiás, Inhumas, Itaberaí, Luziânia e Cidade Ocidental, tem um paciente confirmado em cada. Valparaíso de Goiás tem dois casos e outros estão sendo monitorados em Jaraguá, Mineiros, Rio Verde e Chapadão do Céu.
NÃO DEIXE DE LER: Apesar dos desafios da educação pública, 8 em cada 10 professores querem continuar dando aulas
Ainda conforme a pasta, a maioria dos casos são em homens de 20 a 47 anos. Na capital, outros 209 casos suspeitos estão aguardando resultados.
A SES-GO destaca que os principais sintomas da doença são: febre, ínguas na região do pescoço, axila e virilha, dor de cabeça e a presença de lesões pelo corpo, o que mais caracteriza a doença. As lesões podem ser únicas ou múltiplas parecida em muitos casos com uma espinha, uma bolha de catapora ou herpes.