Um desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Eduardo Almeida Prado Rocha de Siqueira, foi flagrado rasgando uma multa e humilhando um guarda civil municipal de Santos. Os registros estão disponíveis em um vídeo que ganhou repercussão nas redes sociais neste domingo (19).
Conforme o G1, a abordagem aconteceu no sábado (18). O desembargador caminhava sem máscara na praia e os agentes pediram que ele colocasse. O item é obrigatório no município e o não uso acarreta multa.
O vídeo mostra Siqueira dizendo que não vai assinar multa e que iria rasgá-la caso fosse aplicada. O guada diz que isso acarretaria uma segunda multa, por desperdício em via pública. O desembargador ignorou. “Você quer que eu jogue na sua cara? Faz aí que eu amasso e jogo na sua cara”, disse.
O desembargador pegou o celular e ligou para o secretário de Segurança Pública de Santos, Sérgio Del Bel Junior, e insultou o guarda. “Del Bel. Desembargador Eduardo Siqueira. Eu vou bem e o senhor, tudo calmo? Eu tô aqui com um analfabeto de um PM seu aqui, um rapaz. Só estou eu na faixa de areia onde estou e ele está aqui fazendo uma multa. Expliquei de novo, eles não conseguem entender”, disse Siqueira, que perguntou ao telefone se era necessário chamar a Polícia Militar para prender os guardas e disse que os agentes estariam o ameaçando.
TJSP
O Tribunal de Justiça de São Paulo divulgou uma nota afirmando que, ao tomar conhecimento, determinou imediata instauração de procedimento de apuração dos fatos e requisitou a gravação original e ouvirá, com a máxima brevidade, os guardas civis e o magistrado.
Na nota, o TJSP disse ainda que não compactua com atitudes de desrespeito às leis, regramentos administrativos ou de ofensas às pessoas e que em momento de grave combate à pandemia instalada, segue com rigor as orientações técnicas voltadas à preservação da saúde de todos.