Na reunião interministerial da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban), que aconteceu nesta quarta-feira (15), no Itamaraty, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, tratou sobre a geração de empregos e queda de juros.
De acordo com Alckmin, que coordenou a reunião, a atual gestão busca a ampliação das relações comerciais com outros países, de modo a aumentar o protagonismo do Brasil na economia mundial. Segundo o vice-presidente, a estratégia para atingir esse objetivo será o foco tanto em comércio regional como em tratados bilaterais.
Ainda nessa temática, o ministro voltou a falar sobre a necessidade de valorizar o Mercosul, e lembrou que em diversos blocos regionais, a maior parte do comércio é praticada internamente, entre os países associados. Ele destacou que é o que ocorre na União Europeia, onde mais de 70% do comércio é praticada entre os países-membros.
A ideia é fortalecer o comércio intrarregional no país, explicou Alckmin. “A primeira tarefa é fortalecer o comércio regional, porque o mundo, embora seja globalizado, é fortemente intrarregional. Precisamos fortalecer aqui as relações de comércio e aproveitar todas as oportunidades na nossa própria região”, complementou.
Para ele, a outra tarefa é avançar nos tratados bilaterais. “O que está mais adiantado é o Mercosul-União Europeia, mas não há dúvida de que há muitas oportunidades de termos entendimentos entre Mercosul e EUA ou China”, destacou.
Com informações da Agência Brasil
Leia mais sobre: Geraldo Alckmin / Política