O secretário de Infraestrutura de Goiânia, Luiz Bittencourt, se reuniu virtualmente com empresários do Conselho Temático de Infraestrutura da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg) e apresentou o cronograma de conclusão de obras em andamento na capital.
Segundo o titular da Seinfra, o trecho 2, do Terminal Recanto do Bosque ao Terminal Isidória, já está com 75% das obras executadas. A expectativa é conclui-lo em setembro. Já o trecho 1, entre os terminais Isidória e terminal Cruzeiro do Sul em Aparecida, ainda conta com entraves burocráticos e ajustes de projeto.
“Caso estas pendências sejam resolvidas em breve espaço de tempo, poderemos concluir o BRT no trecho 1 até o início de 2022. Assim a funcionalidade operacional do BRT Goiânia vai ser assegurada e nós vamos ter o sistema circulando e operando normalmente”, garante o secretário.
Intervenções viárias
De acordo com Bittencourt, o complexo viário da Avenida Jamel Cecílio, cuja parte superior já foi inaugurada, deve ficar pronto entre julho e setembro. “Havia ainda algumas pendências de adequação de projeto, mas isso está sendo resolvido”, explicou.
O viaduto da Enel, relata o secretário, atrasou por conta da falta de aço no mercado. Além disso, a companhia de eletricidade atrasou o serviço de remoção da rede de energia elétrica que passava no local. A previsão é que a inauguração ocorra no fim de maio ou início de junho.
O projeto de reconstrução de 630 km de asfalto em Goiânia, conforme o secretário, já tem de 30% a 50% executadas, mas ainda é preciso fazer interação com os projetos de drenagem. “Estamos esperando o fim do período chuvoso para acelerar, porque obra de drenagem e pavimentação asfáltica não combinam com chuvas. Então essas obras estão meio paralisadas, mas estamos aproveitando para fazer as adequações e alterações administrativas/burocráticas. É nossa meta”.
Mais obras
A previsão é que a Praça do Trabalhador seja entregue até o fim de maio, segundo a Seinfra.
Os dez Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) em construção também tiveram o cronograma atualizado. São com dois com obras ainda em estágio inicial e oito já com 50% a 70% dos serviços executados.
“Temos ainda 25 Cmeis prontos para serem licitados, que devem possibilitar a criação de mais 7.500 vagas na rede municipal de ensino com objetivo de alcançar e suprir toda demanda exigida pelo crescimento demográfico município, que é em torno de 2,7%, um dos maiores do país, para matrícula e colocação das crianças em sala de aula nestes centros de ensino”, afirmou Bittencourt.
Obras futuras
Após concluir as obras iniciadas pela gestão anterior, Bittencourt diz que vai começar a colocar em prática os projetos idealizados pela administração Rogério Cruz.
“Serão construídas 15 mil casas através de um sistema de parceria, a implementação do programa Pequenas obras e grandes soluções, com obras de baixo custo, mas com grande capacidade de impactar a vida das pessoas e o projeto Conexões Urbanas, que prevê a construção de 100 pontes, interligando bairros em diversas regiões de Goiânia” contou o secretário.
A tecnologia é a base de um grande projeto da gestão Rogério Cruz, como explica o titular da Seinfra. “Com o Goiânia Cidade Inteligente, nós queremos que Goiânia possa se destacar também como uma cidade que se apropria e utiliza das plataformas tecnológicas para proporcionar melhoria de qualidade de vida para a população”.