Publicidade
Categorias: Notícias do Estado
| Em 6 anos atrás

Em preparação para personagem, Daniel Radcliffe vira checador na revista New Yorker

Compartilhar

Depois de ganhar fama mundial ao interpretar Harry Potter nos filmes da conhecida série, Daniel Radcliffe, 29, fará agora o papel de um fact-checker em uma nova peça que será exibida na Broadway. Baseada em livro homônimo, o espetáculo “The Lifespan of a Fact” (“A Vida Útil de um Fato”), mistura ficção e realidade e aborda esse novo ramo do jornalismo que tem ganhado cada vez mais importância.
O checador ou revisor (fact-checker) tem como função checar a veracidade de informações em textos jornalísticos (antes ou depois de publicados), discursos políticos e outras fontes disponíveis ao público. Para isso, usa dados, pesquisas e registros.
Para saber mais sobre a profissão do seu personagem, o ator foi à sede da revista The New Yorker e se propôs a realizar a checagem de uma notícia. Lá, participou do podcast da revista -The New Yorker Radio Hour- e conversou com os fact-checkers sobre as dificuldades e sutilezas desse trabalho.
Segundo Peter Canby, que comanda o prestigiado departamento de fact-checking da New Yorker, Radcliffe até tinha um ar de fact-checker quando chegou. O jornalista afirma que as pessoas acham que há apenas opiniões e fatos e que os fact-checkers trabalham apenas com os últimos, mas diz que seu trabalho se dá, na maioria das vezes, abordando opiniões baseadas em fatos.
A checagem realizada pelo ator teve como objeto uma crítica gastronômica escrita por Hannah Goldfield, que já desempenhou a função de fact-checker na revista. Eles discutiram sobre o que poderia ser checado na matéria: os ingredientes usados, os pratos servidos, o clima praiano do restaurante.
Este último gerou uma polêmica: o texto dizia que o restaurante tinha um clima de Venice Beach (praia californiana), mas é difícil confirmar o que é um julgamento da autora da crítica.
Na hora da checagem, Radcliffe perguntou se o estabelecimento tinha um ar californiano e o dono do restaurante respondeu que a decoração do local tem inspiração no clima mexicano.
Em sua passagem pela revista, Radcliffe teve que responder a Canby se teria interesse em uma entrevista de emprego para a função. O ator recusou o convite com humor: “Minha profissão atual é bem mais fácil”. SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Publicidade
Publicidade
Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.