Nesta segunda-feira (27/05) acontece no Centro de Convenções de Goiânia, o encerramento dos Encontros Regionais do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goias (TCMGO) a partir das 13h. A procuradora-Geral da República, Raquel Dodge participará do seminário “Diálogos” e abordará temas como o cenário político no Brasil e o papel do MP e tribunais de contas no combate a corrupção. O governador Ronaldo Caiado (DEM-GO) confirmou presença.
Além da procuradora, o presidente da Associação dos Tribunais de Conas (ATRICON), Fábio Nogueira abrirá o ciclo de palestras com o tema “Controle externo contemporâneo além da conformidade”. Raquel falará na sequência às 15h15 com sua palestra que terá como tema “Análise do cenário político atual: Ministério Público e tribunais de contas no combate à corrupção”.
Nomeada em julho de 2017, pelo então presidente Michel Temer (MDB), Dodge é natural de Morrinhos (GO), tem experiência na área criminal, estudou na UnB e é mestre em direito pela Universidade Harvard (EUA). Passou mais de 30 anos da sua vida autando no Ministério Público Federal.
O seminário será encerrado com uma palestra às 16h15. O psicólogo clínico e escritor Rossandro Klinjey abordará o tema: “Crescendo como profissional: autoestima, inteligência emocional e consciência coletiva no serviço público”.
Encontros Regionais
Os Encontros Regionais do TCMGO foram realizados em 6 cidades: Iporá, Campos Belos, Águas Lindas, Rubiataba, Edéia, Morrinhos e, finalmente, Goiânia. O evento da próxima segunda-feira marca também a realização do Encontro na capital, com capacitação de gestores e legisladores da 1ª Região (Goiânia, Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bonfinópolis, Caldazinha, Campestre, Goianápolis, Goianira, Guapó, Nerópolis, Nova Veneza, Ouro Verde, Santa Bárbara, Senador Canedo, Santo Antônio de Goiás, Terezópolis e Trindade).
Este ano o tema foi “Pela efetividade das políticas públicas” e a capacitação oferecida abordou temas como transparência, políticas públicas de educação, Lei de Acesso à Informação (LAI), operação da plataforma COLARE, Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), análise de editais de licitações e obras e serviços de engenharia, gestão de pessoal, monitoramento das contas de governo e PNE (Programa Nacional de Educação). Mais de 1.200 pessoas, de todos os municípios goianos, tiveram acesso à qualificação.