Mais de 6 milhões de atendimentos digitais foram registrados por meio do aplicativo do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) e do Portal de Serviços Expresso nos últimos 12 meses. São cerca de 50 serviços online, que receberam uma média diária de 17 mil consultas e outros atendimentos, reduzindo a necessidade de deslocamentos até a sede do departamento de trânsito.
Por meio do aplicativo do Detran-GO é possível solicitar a segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), consultar de débitos e multas, transferir pontuação, fazer atualização de endereço, entre outros diversos serviços.
De acordo com o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, a digitalização dos serviços tem contribuído para a modernização e eficiência do órgão, além de proporcionar maior comodidade aos cidadãos goianos. A expectativa é que o número desses atendimentos virtuais cresça nos próximos anos.
“Nosso objetivo é ampliar cada dia mais o leque de serviços virtuais. Não queremos que o cliente cidadão tenha que se deslocar para ter acesso ao Detran-GO. Nossos serviços devem estar acessíveis”, afirmou Delegado Waldir.
Apesar da ascensão digital, algumas demandas ainda devem ser realizadas presencialmente, por questão de segurança. Entre elas estão a renovação da habilitação, a baixa de gravame e a Autorização de Transferência de Propriedade de Veículos.
Dessa forma, caso a demanda necessite de atendimento presencial, o Detran-GO disponibiliza unidades nas Ciretrans, na sede, em Goiânia, e nas unidades Vapt Vupts. Somente na sede, são realizados mais de 2 mil atendimentos por dia.