20 de dezembro de 2024
Goiânia

Elevado da Avenida Jamel Cecílio será entregue na terça-feira (22)

Elevado integra Complexo Viário em homenagem a Leandro e será entregue nesta semana. (Foto: Divulgação)
Elevado integra Complexo Viário em homenagem a Leandro e será entregue nesta semana. (Foto: Divulgação)

O elevado da Avenida Jamel Cecílio será entregue na próxima terça-feira (22), de acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra). O viaduto dará fluxo direto para as pessoas que querem atingir a BR-153, a GO-020 ou os bairros e condomínios da região.

De acordo com o titular da Seinfra, Dolzonan Mattos, o encabeçamento do lado leste será finalizado e, até segunda-feira (21), a estrutura deve estar pronta. “A inauguração está marcada para terça-feira (22). Já fizemos o encabeçamento do lado oeste do viaduto e estamos terminando do lado leste. Já fizemos a massa asfáltica e até segunda-feira estaremos fazendo os arremates finais, com a sinalização de trânsito”, disse ao Diário de Goiás.

O encabeçamento da estrutura é feito paredes em escamas, ou seja, painéis pré-moldados de concreto, onde tiras de aço são fixadas às placas com parafusos e aterradas e compactadas com rolo compressor. Conforme a Seinfra, essa metodologia propicia maior resistência do solo à tração interna suportando cargas elevadas.

As rampas que formam o encabeçamento possuem 52m no lado oeste e 41m, no leste. O elevado tem 192 metros de comprimento e 282 metros no total, incluindo as duas rampas dos encabeçamentos. A estrutura tem 6,22m de altura máxima, 13,8m de largura, duas pistas de 6,50m, contendo quatro pistas de rolamento e guarda-rodas com 40cm.

O elevado integra o Complexo Viário Luís José da Costa, que homenageia o cantor Leandro. Além do viaduto, haverá uma rotatória em nível e a trincheira. A Avenida Jamel Cecílio vai passar pelo elevado sobre toda a obra; no nível da Alameda Leopoldo de Bulhões será construída a rotatória; e a Marginal Botafogo passará em trincheira no nível mais baixo.

Mais obras

A prefeitura entregou no sábado (19) a ponte da Avenida dos Alpes, que liga a Vila Alpes à Av. C-107, no Jardim América, passando sobre o trecho 3 da Marginal Cascavel.

A ponte tem extensão de 74,6 m por 23,6 m de largura.  Além desses de Vila Alpes e Jaedim América, a obra beneficia pelo menos outros cinco setores da Região Sudoeste: Jardim Ana Lúcia, Vila Mauá, Vila União, Vila Alvorada, Vila Bela e ainda Bueno e Nova Suíça, atingindo mais de 120 mil pessoas.

Dolzonan Mattos também garante que, até o dia 31 de dezembro, cerca de 300km do total de 630km de asfalto estará reconstruído em Goiânia. As obras de recapeamento devem parar para os feriados de fim de ano e serão retomadas no dia 2 de janeiro.

A prefeitura também vai entregar dois trechos da Leste-Oeste. Um deles, da Castelo Branco até a Rua da Alegria, com 1,7km de extensão e investimento de R$ 5,5 milhões. O outro, entre a Rua 402, na Vila Viana, e a Avenida Manchester, no Jardim Novo Mundo.

30 bairros que o prefeito prometeu. 50% dos 630 km de asfalto. Em torno de 300 km totalmente recapeado. Vamos entreguer um trecho da Leste-Oeste da Castelo Branco até a Rua da Alegria, com 1,7 km de extensão (R$ 5,5 milhões). Na Vila Viana, entre a Rua 402 e Avenida Manchester, no Novo Mundo, entregue este ano.


Leia mais sobre: / Destaque 2 / Goiânia