O município de Cachoeira Alta (GO) vai às urnas neste domingo (6) para escolher os novos representantes para os cargos de prefeito e vice-prefeito. Os 8.255 eleitores e eleitoras vão votar nas 27 urnas, em quatro locais de votação na cidade.
As seções eleitorais – Colégio Estadual Deputado Manoel da Costa Lima, Creche Municipal Aurora Alves Merência, Escola Estadual Jacy Paraguassu e Escola Municipal Pedro Ludovico – foram preparadas no último sábado (5) e esperam pelos eleitores. O horário de votação será das 8h às 17h.
A apuração será conforme modelo tradicional, realizada logo após a finalização das votações. O prefeito e vice-prefeito eleitos vão cumprir mandato até dezembro de 2024. A medida é resultado da cassação do mandato dos representantes eleitos na última eleição, em 2020.
Para esta nova eleição, concorrem três coligações. Juntos por Cachoeira Alta, que tem os candidatos Clovis de Oliveira (PSDB) e Claudia Regina da Costa Severino (PP); Unidos para Reconstruir, com Marcelo Paula (MDB) e Michele Alves (Patriota), candidatos a prefeito e a vice; e Unidos em um Novo Caminho, formada pelos candidatos Tiago Ramalho de Araújo (Pode) e Vinicius Timbete (PDT).
As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 1.006/2022, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.
A Resolução TRE-GO nº 387/2023 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Cachoeira Alta, aprovando o calendário eleitoral.